Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

O presidente da Agência de Desenvolvimento, Turismo e Economia Criativa, Tom Lyra, recebeu na manhã desta terça-feira, 11, a visita dos prefeitos de Araguatins e São Valério do Tocantins, Claudio Santana e Olímpio Arraes, respectivamente. No encontro, foi discutido o andamento do processo de emendas parlamentares para o período de temporada de praia, destinadas ao município para parte de estrutura, além do apoio do Sebrae Tocantins aos municípios que terão programação de praia no Estado.

Em Araguatins, localizada no extremo norte do Estado, na região do bico do papagaio, a 611 km de Palmas, a temporada oficial será, de 7 de julho a 4 de agosto, com uma vasta programação cultural com apresentação de bandas locais e nacional.

De acordo com prefeito de Araguatins, Claudio Santana, nesse período, a praia da Ponta, no rio Araguaia, costuma receber de cerca de 40 mil visitantes. “Estamos organizando um grande evento para temporada de praia. Estamos preparando a cidade para receber os turistas, para que os mesmos saiam satisfeitos e voltem no próximo ano”, disse o prefeito.

Região Sudeste

Já o prefeito de São Valério do Tocantins, cidade localizada na região sudeste do Estado, a 297 km de Palmas, Olímpio Arraes, buscou orientações sobre o processo de recursos via emenda parlamentares, a fim de garantir a estrutura da praia do Pôr-do-sol, no rio Manoel Alves, localizada no distrito de Apinajé.

Segundo o prefeito, o período de temporada do município, ocorre de 20 de julho a 10 de agosto. “Nesse período o município recebe a visita de cerca de 30 mil turistas” informou o prefeito, ressaltando que a visita de cortesia ao presidente da Agência de Desenvolvimento, Turismo e Economia Criativa (Adetuc) teve como intuito buscar informações e apoio para realização da temporada de praia do município.

O prefeito ainda aproveitou a oportunidade da visita ao presidente Tom Lyra para formalizar o convite de participação na abertura oficial da temporada de praia e nas comemorações do aniversário de São Valério que completa 32 anos de emancipação, no dia 1° de setembro.

O presidente da Adetuc agradeceu a visita dos prefeitos e informou que o governador Mauro Carlesse está empenhado em prestar apoio aos municípios, pois acredita na importância desse período de temporada de praia para o desenvolvimento do turismo e cultura do Estado, que contribui para o desenvolvimento econômico e social.

“O governo do Estado, por meio Adetuc está empenhado numa força tarefa para agilizar o processo de liberação de recursos de emendas parlamentares para os municípios realizarem a temporada de praias do Tocantins, além do apoio logístico do Corpo de Bombeiro e Policia Militar”, pontou Tom Lyra.