Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Regiane Rocha

Composto por membros do governo municipal e entidades afins ao segmento do turismo da Capital, foram eleitos e empossados os membros da diretoria Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que tem como objetivo dar continuidade ao desenvolvimento do turismo na Capital. A votação e posse aconteceram na sala de reuniões da Agência de Turismo (Agtur), no Centro de Convenções Arnauld Rodrigues, na manhã dessa quinta-feira, 13.

O Comtur trata-se de um colegiado de entidades representativas da comunidade e do setor público, e tem como responsabilidade assessorar na definição e implementação das políticas municipais de turismo. Com os objetivos de coordenar, incentivar, promover e executar ações pertinentes ao desenvolvimento do turismo, além de estudar e propor à administração municipal medidas de difusão e amparo ao turismo, em colaboração com órgãos e entidades oficiais, ele também pode sugerir e orientar à administração municipal em ações relacionadas ao desenvolvimento e à preservação dos pontos turísticos.

É também objetivo do Comtur promover campanhas para incrementar o turismo no Município, além de agregar o maior número de entidades de cada segmento para trabalharem em conjunto na divulgação e promoção do turismo, ele pode também captar recursos para os projetos e ações das atividades turísticas, e contribuir com o assessorando a administração municipal no planejamento do turismo e acompanhar a execução das propostas. O conselho pode também desenvolver ações e campanhas de conscientização turística para a população em geral, e resguardar a continuidade das políticas adotadas independentemente da troca de gestores.

Na oportunidade foi realizada a leitura da ata da posse dos conselheiros, que aconteceu na última segunda-feira, 10, e também apresentada à minuta do projeto de lei que constituí o regimento interno do Comtur, onde foram solicitados colaboração dos conselheiros para propor sugestões para a melhor aplicação do conselho.

O presidente da Agtur, Eudes Assis, ressalta a importância histórica para o turismo de Palmas a efetiva criação do Comtur. “Nós estamos vivenciando um dos melhores momentos do turismo da Capital, e a criação efetiva deste conselho vem colaborar com todas as ações que já estamos contempladas e as próximas que vamos pleitear no Ministério do Turismo, pois hoje estamos com todo o nosso dever de casa pronto, agora é continuarmos nossos projetos de desenvolvimento do turismo na Capital, enfatizou o gestor.

Para o vice-presidente da Comtur, Ruy Bucar, que faz parte da entidade Governança de Taquaruçu (Goverta), a entidade deve ter se preocupar em defender a aplicação do turismo com respeito ao meio ambiente. “Temos que explorar o turismo, mas com responsabilidade. Temos muitas riquezas naturais, mas precisamos aplicar o turismo sustentável com respeito ao meio ambiente, a exemplo o que vem acontecendo no Destino Turístico de Taquaruçu”, disse Ruy.

Composição da diretoria até dezembro 2020:

Eudes Assis – Presidente (Agtur)

Ruy Bucar – Vice-Presidente (Goverta)

James Possap – Secretário Executivo (Agtur)