Como parte da política habitacional do Estado, o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, entregou na tarde desta terça-feira, 18, 82 casas em Darcinópolis, região norte do Tocantins. As moradias beneficiaram famílias com renda de até R$ 1.600 e foram construídas pelo Governo do Estado, com recursos do Programa Pró-Moradia, do Governo Federal.
O lavrador aposentado, Raimundo Sales, de 78 anos, disse que graças ao Governo do Estado agora tem uma moradia digna. "Estou feliz por esse benefício, trabalhei a vida toda mas nunca sobrou o suficiente para construir uma moradia, mas graças ao governador agora tenho uma casa boa", afirmou.
O governador Mauro Carlesse ressaltou que as obras das unidades habitacionais foram contratadas em 2007, mas só agora estão sendo entregues. "Precisamos de gestores comprometidos com o bem do povo. Essas casas poderiam ser feitas em seis meses, é isso que queremos e é assim que trabalhamos; para beneficiar o povo. Essa é minha missão", ressaltou.
O prefeito do município, Jackson Soares, destacou que há muito tempo questionava a demora na execução dos contratos e que o povo já não suportava essa demora. "Agradeço o comprometimento e a agilidade do governador Mauro Carlesse, agora os beneficiados podem comemorar", concluiu.
O secretário de Estado da Infraestrutura, Renato Assunção, falou do objetivo do programa, que é beneficiar as famílias de baixa renda e revelou que o Pró-Moradia estava parado há vários anos, mas na atual gestão já foram executados mais de 60% das obras contratadas no Estado. "O Governo do Estado tem como meta concluir todos os contratos o mais rápido possível", ressaltou.
O Programa
OPró-Moradia visa oferecer à população em situação de vulnerabilidade social acesso à moradia, por intermédio de financiamento a estados, municípios, Distrito Federal ou órgãos das respectivas administrações diretos ou indiretos. O programa é operado por intermédio da urbanização de assentamentos precários, produção de conjuntos habitacionais e desenvolvimento institucional.
Presenças
Participaram da solenidade o vice-governador Wanderlei Barbosa; o presidente da Assembleia Legislativa, Antônio Andrade; vereadores, secretários de Estado e outras autoridades.