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Cultura

Foto: Dornil Sobrinho

O prefeito Joaquim Maia, acompanhado da Articuladora do Selo Unicef e primeira-dama, Aline Maia e da deputada federal professora Dorinha Seabra Rezende (DEM) prestigiaram a abertura do estande do “Projeto Sombra e Água Fresca” na 38ª Semana da Cultura de Porto Nacional/TO. O projeto, que é idealizado pela Igreja Metodista de Porto, e desenvolvido pela congregação do setor Brigadeiro Eduardo Gomes, atende 75 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O Projeto celebrará um ano de existência, no município, no dia 27 de julho.

A grande proposta é que as crianças e os adolescentes tenham melhores condições de vida, para o pleno desenvolvimento como cidadãos de direitos e deveres. O Projeto é uma organização para desenvolver atividades socioeducativas como uma alternativa às ruas e às situações de risco. Frutos estão sendo produzidos na vida de milhares de crianças, que nos projetos locais, são bem-vindas, ouvidas, abençoadas, curadas e envolvidas na construção de um mundo melhor.

Aos sábados, das 15 às 18 horas, a Igreja Metodista do setor Brigadeiro desenvolve diversas atividades para as crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, já cadastrados no programa. O xadrez, atletismo, capoeira, violão, guitarra, e a educação cristã são ofertados para os alunos, bem como, brincadeiras como o futebol, vôlei, e com garrafas peti. As crianças e adolescentes já saem da igreja alimentados natural e espiritualmente. A igreja está aberta para quem quiser ser parceiro dessa grande obra.

 “Em breve faremos uma visita a essas crianças, para acompanhá-las e às suas famílias também. O acolhimento é de extrema importância, ainda mais nessa fase da vida”, disse Aline Maia.

Projeto Sombra e Água Fresca

Implantado no Brasil em fevereiro de 2000, o projeto vem se consolidando nesses 18 anos de ação, como uma rede de projetos desenvolvidos por igrejas locais e instituições que desenvolvem ações baseadas no entendimento de que é também de sua responsabilidade, o cuidado e a orientação da criança.

As instituições são desafiadas a organizar atividades extraescolares para esse público, contribuindo para o pleno desenvolvimento físico, intelectual, emocional, espiritual e social dessas pessoas.