Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Procedimento contou com uma equipe de dois ortopedistas, um anestesista, enfermeiros e auxiliares da ortopedia

Procedimento contou com uma equipe de dois ortopedistas, um anestesista, enfermeiros e auxiliares da ortopedia Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Procedimento contou com uma equipe de dois ortopedistas, um anestesista, enfermeiros e auxiliares da ortopedia   Procedimento contou com uma equipe de dois ortopedistas, um anestesista, enfermeiros e auxiliares da ortopedia

O Hospital Regional de Miracema do Tocantins realizou na manhã da última sexta-feira, 28, a primeira cirurgia de fêmur, resultado da reestruturação que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vem fazendo na unidade que é um hospital de média complexidade.

Segundo a diretora geral da unidade, Maria da Penha Bandeira, “estamos nos organizando para atender as especialidades de cirurgia geral e ortopedia com a realização de cirurgia de urgência e emergência, como a que foi realizada hoje e também as cirurgias eletivas reguladas pela Central de Regulação, para o município de Miracema”, destacou.

O procedimento foi realizado em um paciente município de Miranorte que foi acolhido na unidade na quinta-feira, 27, após sofrer um acidente por queda de cavalo. O paciente reagiu bem à cirurgia e já está na enfermaria, aguardando recuperação. “Estamos todos felizes com mais esta conquista”, acrescentou Penha.

Médico ortopedista e coordenador do serviço de ortopedia na unidade, Dr. Diorgenes Vanderlei dos Santos ficou satisfeito com o resultado positivo do procedimento realizado. “Este é mais um ganho para a reestruturação do serviço aqui em Miracema: a redução da demanda dos pacientes que são transferidos para Palmas”, ressaltou, satisfeito com o resultado positivo do procedimento realizado. “Espero que possamos em breve realizar outros procedimentos para ajudar a população que este município abrange”, finalizou.

Além de Dr. Diórgenes, a equipe que fez a intervenção foi composta pelo também médico ortopedista, Dr. João Protásio Netto, pelo anestesista Dr. Paulo Márcio Royo Mota, além da equipe de enfermagem e auxiliares do setor.

Valorização de profissionais com especialidade

A reestruturação que a SES vem fazendo nas unidades de menor porte é resultado da valorização defendida pela Pasta com a contratação de novos profissionais que possuem Registro de Qualificação de Especialista (RQE) com vencimento de R mil, o que permite a descentralização dos serviços da Saúde com o remanejamento de novos especialistas para centros que necessitavam destes serviços, como o caso de Miracema.

O Hospital

O Hospital Regional de Miracema é unidade Porte 2, com 71 leitos. O hospital é referência para Rio dos Bois, Miranorte, Tocantínia, Lajeado, Rio Sono, Bom Jesus do Tocantins, municípios da Região de Saúde do Capim Dourado.