Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) aprovou, nesta quarta-feira (3), o nome da senadora Kátia Abreu (PDT-TO) para ser a relatora do Acordo de Livre-Comércio entre Mercosul e União Europeia. O acordo foi firmado em Bruxelas, no último dia 28, e precisa passar pelo Parlamento de todos os países que integram os dois blocos. 

Em tratativas há duas décadas, o acordo poderá incrementar, em 15 anos, o Produto Interno Bruto Brasileiro (PIB) em até U$ 125 bilhões, segundo dados do Ministério da Economia. A senadora Kátia Abreu (PDT-TO), trabalhou intensamente enquanto ministra da Agricultura, ao lado do então ministro de Indústria e Comércio, Armando Monteiro, na retomada das negociações. Na época foram alcançadas 90% das garantias tarifárias exigidas pela União Europeia.

A principal preocupação da senadora Kátia Abreu, como representante da Agropecuária, é garantir a manutenção das conquistas integrais do setor.

“Não há nada mais importante neste momento que este acordo entre Brasil e União Europeia. Trabalhamos exaustivamente para renovar todas as propostas e atender as exigências do acordo. Atuarei com altivez e democracia, conversando com todos, para que o entre em vigor o mais rápido possível, garantindo benefícios aos países incluídos", diz Kátia.

O Senado deve promover, no próximo dia 16, audiência pública, requerida pelos senadores Kátia Abreu, Tasso Jereissati e Eliziane Gama, quando serão ouvidos os ministros de Agricultura e de Relações Exteriores, além de representantes de cadeias produtivas, para discutir os principais impactos do acordo.