Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Palmiro Silva

O vereador Rogério Santos (PRB) recentemente deu entrada em dois requerimentos na Câmara Municipal de Palmas, em defesa dos animais. As cópias dos requerimentos foram entregues para representantes de Ong’s e intuições em defesa da causa, que atuam em Palmas e no Tocantins. 

"Cuidar dos animais é cuidar da saúde pública. A castração é a maneira de manter o controle populacional dos animais. E esse procedimento, quando feito pelo serviço público, deve priorizar os cães e gatos de donos que possuem baixa renda”, defende o parlamentar.

Além de pedir a ampliação do número de castração em cães e gatos o requerimento defende também a equiparação desse tipo de cirurgia entre machos e fêmeas. O requerimento pede também, o fácil acesso, ao agendamento desse serviço à população da zona rural. Atualmente o pedido é feito apenas pela internet, através do Centro de Zoonoses de Palmas.

O requerimento também pede o aumento do número de castração para animais protegidos pelas Ong’s ou instituições que defendem a causa.

O vereador destaca a importância de respeitar o artigo 3° da Declaração Universal dos Direitos dos Animais, que proíbe os maus tratos e atos cruéis contra os animais.

Parcão

Outro requerimento de autoria do vereador Rogério Santos, que deu entrada na Casa, é o que pede à Prefeitura da capital a implantação do “Parcão”, um espaço para cães e gatos brincarem e gastarem energia, sendo respeitados pelos homens.

O requerimento justifica, afirmando, que o recanto de convivência animal oferece benefícios à saúde dos cães e gatos, melhora a qualidade de vida, diminui o estresse e colabora para a saúde psicológica.

Se for aprovado, o “Parcão” deve ser instalado no Parque dos Indígenas, no centro de Palmas.

Para Solany Moreira, membro do Comitê Estadual de Proteção e Defesa dos Animais, a iniciativa do vereador Rogério Santos em defender a causa é um passo importante na garantia dos direitos e a defesa dos animais.