Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Jôsy Anne Santiago

A Prefeitura de Guaraí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, lançou o Programa Cataguará nesta quarta-feira, 31, e já iniciou a instalação de containers e kits com lixeiras ecológicas para reciclagem, em regiões estratégicas na cidade de Guaraí.   

O Programa Cataguará foi desenvolvido com o objetivo de incentivar a população quanto à importância da separação dos resíduos sólidos e destiná-los para reciclagem. De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Marcelo Albino, o programa pretende retirar os resíduos do meio ambiente e converter em renda para o cidadão guaraiense. “Fortalecendo e girando a economia popular na cidade”.

No lançamento do programa, na manhã desta quarta-feira, 31, a prefeita Lires Ferneda lembrou de quando assumiu a gestão, em 2017, e encontrou pessoas trabalhando no antigo e desativado lixão. “Uma situação desumana. Após isso implantamos o Aterro Sanitário do município e, agora, é gratificante acompanhar os avanços com a distribuição desses containers”, comemorou a gestora, citando ainda as principais vantagens do Programa Cataguará. “Cuidados com o meio ambiente, colaboração com classes de baixa renda e a dignidade com o trabalho dessas pessoas”, pontuou.

O Programa Cataguará pretende coletar resíduos plásticos, papéis, metais, garrafas pet, papelão, eletrônicos, bagaço de cana e até ossos. Os containers são coloridos conforme o tipo de resíduos. Os containers para papel e papelão, são os azuis; pet e plásticos, vermelhos; vidros, verdes; ferro e outros metais, amarelos; resíduos perigosos, cor laranja.

No total, 40 containers de cor amarela e com capacidade para 1.200 litros serão instalados em todas regiões da cidade. Outros 15 containers com capacidade para 700 litros serão instalados nas áreas centrais.

Os kits com lixeiras ecológicas serão instalados nos órgãos públicos municipais e praças da cidade.

Destino da coleta

Os resíduos sólidos serão destinados para os catadores informais de materiais recicláveis. A prefeitura vai disponibilizar um caminhão, com motorista, para auxiliar no recolhimento dos materiais.

Confira os pontos de coleta

Papel e papelão: Avenida Fortaleza (Frente ao Estádio); Avenida Araguaia - esquina com Av. Paraná (Canto da Praça); Avenida Rio Grande do Sul (Trevo Escola Luiz de Camões); Canteiro BR-153 - Rua 02 (Leste); Canteiro BR-153 - Rua 03 (Oeste); Praça do Setor Pestana; Praça da Rodoviária; Sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Canteiro BR-153 - Rua Presidente Dutra (Leste); Canteiro BR-153 - Rua Pernambuco (Leste); Canteiro da BR-153 - Delegacia Regional de Ensino (Oeste); Avenida Brasil - esquina com AV. Tiradentes; Banco do Brasil; Correios; Faculdade IESC/FAG; UBS Tocantins; Trevo do Posto de Combustível Santa Terezinha; Fórum de Guaraí; Apae; Secretaria Municipal da Educação; Escola Municipal Maria do Socorro (Setor Aeroporto); Avenida Tocantins - esquina com Av. Pernambuco; Caixa Econômica Federal.

Pet e plástico: Avenida Fortaleza (Frente ao Estádio); Avenida Araguaia - esquina com Av. Paraná (Canto da Praça); Avenida Rio Grande do Sul (Trevo Escola Luiz de Camões); Canteiro BR-153 - Rua 02 (Leste); Praça do Setor Pestana; Praça do Paço Municipal; Praça da Rodoviária;Canteiro BR-153 - Rua Presidente Dutra (Leste); Canteiro da BR-153 - Delegacia Regional de Ensino (Oeste); Canteiro BR-153 - Rua Pernambuco (Leste); Praça do Setor Canaã; Setor Alto Alegre -  Rua Buriti (esquina com Avenida das Flores); Correios;