Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A informação e conscientização são métodos eficazes para a prevenção de doenças. E nesta semana o foco das ações é o combate a leishmaniose na semana nacional de combate.

Em Gurupi, a secretaria municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira, 5, as ações com uma blitz educativa na principal avenida da cidade. A cada parada no semáforo, os motoristas receberam informações por meio dos panfletos.

Segundo o coordenador de Vigilância Epidemiológica, Halex Cavalcante, a informação é a principal ferramenta para evitar casos da doença e durante toda essa semana a secretaria realizará uma série de atividades nas escolas com palestras, além de mutirões de limpeza e blitzen.

O secretário municipal de Saúde, Gutierres Torquato, destaca a importância do trabalho dos profissionais, mas enfatiza que a ação dos gurupienses é essencial para que não haja criatórios para o mosquito palha, transmissor da doença, por isso é tão importante manter os quintais limpos.

A leishmaniose é transmitida pelo mosquito palha, que se esconde em locais úmidos, escuros, onde existem muitas plantas. As fontes de infecção das leishmanioses são, principalmente, os animais silvestres, mas o cão doméstico também pode ser um hospedeiro. 

 Cronograma de atividades

Terça-Feira (Dia 06) – Palestras nas Escolas 

Quarta-Feira (Dia 07) – Entrevista na Rádio

Quinta-Feira (Dia 08) – Mutirão no Jardim Medeiros – Equipe ACE

Sexta-Feira (Dia09) – Palestra sobre Leishmaniose