Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Clayton Cristus

Foto: Clayton Cristus

Preocupados com o aumento das queimadas no Estado – hoje em 3º lugar no ranking nacional do Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), com 3.256 focos – parlamentares apresentaram requerimento, na sessão matutina desta quarta-feira, 7, solicitando medidas ao Executivo para combater e intensificar a prevenção, fiscalização e campanhas de conscientização contra queimadas.

A deputada Cláudia Lelis (PV) usou a tribuna para destacar sua preocupação com os estragos e danos causados ao meio ambiente às margens da BR-010, no trecho entre Palmas e Taquaralto. Ela solicitou à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos informações sobre ações efetivas de prevenção e combate a incêndios florestais previstas para o período de seca deste ano no Estado e sugeriu à Secretaria de Comunicação que reforce as campanhas e aos órgãos de fiscalização que apurem as responsabilidades pelos eventuais danos ambientais.

Para a parlamentar, é papel do Estado, dos municípios, dos órgãos ambientais e de fiscalização, atuar contra os focos de fogo tanto em áreas urbana, quanto rurais. Lelis considera fundamental a articulação das instituições para a realização de iniciativas urgentes e pontuais, e maior rigor na prevenção e na fiscalização.

O deputado professor Júnior Geo (PROS) também externou sua preocupação com o crescimento das queimadas no Estado e defendeu a intensificação da prevenção e campanhas de conscientização. Segundo ele, devido às características da vegetação tocantinense e às peculiaridades climáticas, os riscos de queimadas aumentam. “Nada adianta a lei ou a punição se não existir conscientização e não houver garantia de prevenção e de preservação”, defendeu o parlamentar, que apresentou emenda propondo destinação de R$ 320 mil para o Corpo de Bombeiros aplicar em ações de combate às queimadas.

Na tentativa de preservar o Jalapão, o deputado Leo Barbosa (SD) solicitou, por meio de requerimento, a implantação de um Posto Avançado do Corpo de Bombeiros Militar naquela região. O objetivo é preservar o patrimônio turístico e o capim dourado, matéria – prima de artesanato, bijuterias, telas e artigos de decoração produzidos na região, que têm ganhado destaque no cenário nacional e internacional. A implantação do núcleo avançado de combate a incêndios visa a proporcionar mais segurança e ação no caso de incêndios.