Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Palmiro Silva

Dois requerimentos de autoria do vereador Rogério Santos (PRB) aprovados pela Câmara de Palmas/TO, durante sessão ordinária, solicitam à Prefeitura de Palmas, a ampliação do número de castração e a construção de um espaço de lazer para animais.

A notícia foi divulgada pelo vereador Rogério Santos durante um encontro com ONGs e protetores de animais, na sala de reunião da Câmara.

“Os animais merecem respeito. Cuidar deles é um gesto de amor, respeito e também é uma ação que trata da saúde pública.  Além da ampliação da castração, também peço, a equiparação do procedimento cirúrgico, entre fêmeas e machos”, diz Rogério.

Para Lilian Castilho, protetora de animais, cães e gatos se reproduzem rapidamente, o número de castração oferecido pelo poder público é insuficiente em contrapartida à demanda das ONGS. Para ela, a ampliação do procedimento é muito importante. “Nós não reclamamos de alimentar, de recolher, medicar e até de amar, mas a gente precisa que o poder público realize as castrações”, afirma Lilian.

O requerimento n° 872/19 solicita que o Centro de Controle de Zoonoses aumente o número de castração de cães e gatos na capital. Pede também que o agendamento do serviço seja feito não somente através da internet, mas também por telefone e pessoalmente. E que o serviço público priorize donos de animais que possuem baixa renda, além de ampliar o número de vagas para castração destinadas a ONGs e protetores de animais.

Outro pedido nesse texto é a proibição do método de sacrifício para o controle populacional de animais. O sacrifício só poderá ser feito mediante laudo médico, caso haja, necessidade comprovada e o procedimento deve ser feito sem dor, angústia e de forma instantânea no animal.

Já o Requerimento, n° 871/2019, pede a implantação de uma área de lazer, destinada para cães e gatos no Parque dos Povos Indígenas. Conhecido como “Parcão”, o recanto de animais tem o objetivo de estimular a atividade física dos animais de estimação, diminuindo o estresse deles.

Os requerimentos ainda precisam ser acatados pela Prefeitura de Palmas.