Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Energisa

Foto: Energisa

A Energisa vai realizar ações do projeto Nossa Energia em quatro municípios tocantinenses até o final do mês. As ações são voltadas para as comunidades de baixo poder aquisitivo. São realizadas trocas de lâmpadas, cadastro de clientes e atualização dos dados na Tarifa Social, palestras sobre economia de energia, experimentos com energia elétrica no caminhão, apresentações artísticas de malabaristas e acrobatas e, também exibição gratuita de filmes do cinema nacional.

“O projeto é direcionado para o público de baixa renda. Nós realizamos palestras sobre o consumo consciente de energia, segurança e meio ambiente. Convidamos as escolas a participarem da programação. Os alunos são orientados sobre o uso eficiente de energia elétrica e conhecem fenômenos físicos, por meio de experiências, dentro do caminhão do Nossa Energia”, explica Domingos Júnior, analista de Eficiência Energética.

A primeira parada é em Miracema do Tocantins, na Praça Mãe Domingas, Setor Flamboyant. Os consumidores cadastrados na Tarifa Social também poderão trocar lâmpadas comuns por lâmpadas de LED (promovem redução de até 30% no consumo) e possuem maior eficiência e vida útil. O caminhão do Nossa Energia fica até quinta-feira (15/8).

De 20 a 22/8, será a vez de Arapoema receber as ações, que serão realizadas na Praça da Igreja, no Centro. O público pode participar de ações educativas como peças teatrais, exibição de filmes, dinâmicas relacionadas ao uso de energia elétrica, palestras de orientação financeira para economia da conta de luz e sorteios de brindes.

Em Araguanã, o evento será na Praça da Escola Tiradentes, no Centro, nos dias 26 e 27/8. A última parada será em Araguatins, no CRAS do Bairro Nova Araguatins, nos dias 29 e 30/8. Os clientes podem aproveitar a oportunidade para serem incluídos na Tarifa Social. “Com o cadastramento na tarifa social, os consumidores de baixa renda podem ter até 65% de desconto na conta de energia, de acordo com o seu consumo mensal”, afirma Domingos.

Programa Nossa Energia

O Nossa Energia já beneficiou milhares de clientes. Mais de 200 palestras foram realizadas, com a participação de 4.500 alunos de 49 escolas. O projeto efetuou a troca de 14 mil lâmpadas e 2.464 novos cadastros na Tarifa Social. Somente em 2019, 8 mil pessoas passaram pelas ações desenvolvidas pelo programa. “O que eu mais gosto é quando a gente volta para cidade em que realizamos a ação e percebemos que os alunos conseguiram aplicar as orientações que passamos, que eles compreenderam a importância da mensagem repassada”, destaca Wemerson Soares de Souza, que participa do projeto há cinco anos, orientando as pessoas sobre eficiência energética.