Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

A Olimpíada visa estimular o desenvolvimento das habilidades da escrita e da leitura

A Olimpíada visa estimular o desenvolvimento das habilidades da escrita e da leitura Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira A Olimpíada visa estimular o desenvolvimento das habilidades da escrita e da leitura  A Olimpíada visa estimular o desenvolvimento das habilidades da escrita e da leitura

As comissões julgadoras de cada escola inscrita na Olimpíada de Língua Portuguesa têm até o dia 19 de agosto para selecionar e enviar as produções que representarão suas unidades escolares nas próximas fases da competição. O tema da Olimpíada neste ano é O Lugar Onde Vivo, e visa incentivar o estudante a compreender as temáticas locais.

A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) integra as ações desenvolvidas pelo Programa Escrevendo o Futuro e é coordenada no Tocantins pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). O concurso é voltado para professores da rede pública e estudantes do 5º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. Os gêneros textuais abordados são poema, memórias literárias, crônica, documentário e artigo de opinião.

Em 2019, todos os 139 municípios tocantinenses aderiram à Olimpíada de Língua Portuguesa. O Tocantins registrou 3.278 inscrições e 679 escolas estaduais e municipais estão participando da competição.

“A coordenação estadual fez uma grande mobilização para que pudéssemos chegar aos  100% dos municípios participando desta importante iniciativa que estimula o desenvolvimento das habilidades da leitura e escrita, além de instigar os estudantes a terem uma visão crítica sobre as realidades do lugar onde vivem”, enfatizou a titular da Seduc, Adriana Aguiar.

Etapas

Os textos selecionados pelas escolas passarão por mais três etapas: municipal, estadual e regional. Na última etapa, serão definidos os 20 vencedores nacionais, considerando os primeiros quatro colocados em cada categoria.

As premiações serão uma imersão pedagógica internacional para os professores vencedores e uma viagem cultural em território brasileiro para seus alunos. Haverá ainda o Encontro Nacional para o qual serão convidados os professores e os respectivos alunos-autores dos 135 textos selecionados como finalistas. As despesas são custeadas pela organização da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

Todas as informações estão disponíveis no site www.escrevendoofuturo.org.br.