Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esporte

Foto: Gaia Expedições

Foto: Gaia Expedições

Faltam exatamente 10 dias para a chegada da 27ª edição do Rally dos Sertões em Porto Nacional/TO. A etapa 4, chamada de Catedral, está sendo preparada detalhadamente para marcar a história do município na competição.

O maior evento “off road” da América Latina tem parada obrigatória em Porto Nacional no dia 28 de agosto, a partir das 10 horas da manhã, no Espaço Cultural Beira Rio, na orla. As carretas de apoio técnico, que vem por Palmas, vão descer pela Avenida Tocantínia (do posto do Trevo até o posto Renascer), depois pela Avenida Paraguaçu (do posto Renascer até a Praça do Avião) e depois pelas Avenidas Joaquim Aires e Padre Luso (da Praça do Avião até na orla da cidade).

Os competidores chegarão ao município pela ponte sobre o Rio Tocantins, no período da tarde. No roteiro consta parte do anel viário, descendo para o centro da cidade pela Avenida Presidente Kennedy, passando pela Praça do Centenário, Rua Getúlio Vargas e Avenida Beira Rio.

Cerca de 2 mil pessoas, dezenas de carretas, veículos possantes de alta tração e mais de 50 jornalistas do País, fazem parte da comitiva Sertões. 300 veículos de apoio e 60 da organização.

O Rally Sertões terá cobertura aérea será feita por quatro helicópteros, três aviões e vários drones.

Porto Nacional Vestida de Sertões

Com entrada franca, o point da competição será na Vila Sertões. O local escolhido, a orla da cidade, será ambientado com as cores e marcas do Rally, para que todos se sintam em casa. Equipes inteiras cruzando o Brasil numa viagem de quase 5.000 km.

A comunidade local terá a oportunidade de ver de pertinho as máquinas da competição – carros, bugies de última geração, motos, quadriciclos e UTVs.

A chegada dos pilotos será marcada com a participação de 400 crianças da Rede Municipal de Ensino, da Assistência Social e do Projeto Sombra e Água Fresca, da Igreja Metodista do Setor Brigadeiro Eduardo Gomes.

A Prainha da Tia Júlia será o Espaço Gastronômico do evento, com a venda de comidas típicas, bebidas e boa música.

Para saudar os desbravadores do Brasil, a Prefeitura de Porto Nacional através da Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo, trará os Tambores do Tocantins com seus meninos brilhantes e uma percussão fantástica; Mestre Nona “Canta Porto Nacional”; o cantor e compositor portuense, Everton do Andes fará uma apresentação junto com integrantes da Sussa (performance com uma das músicas do artista) – no repertório, canções autorais e a apresentação da Folia do Divino Espírito Santo da cidade.

Premiação

Ainda no dia 28 de agosto, no Centro de Convenções Vicente de Paula Oliveira, “Comandante Vicentão”, à noite, terá o briefing dos pilotos, e a entrega da premiação para os vencedores dos Concursos Sertões de Artes (Redação e Desenho) e de Prato Típico da Cidade Anfitriã.