Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação/Adetuc Tom Lyra e gestoras do turismo receberam Hercy Aires e Moisés Pinto Gomes Tom Lyra e gestoras do turismo receberam Hercy Aires e Moisés Pinto Gomes

O desenvolvimento do Jalapão e das Serras Gerais foi tema de reuniões com gestores da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Ministério do Turismo (MTur) e Sebrae. “O ministro do Turismo ficou muito entusiasmado com o potencial turístico do Tocantins e está disposto a buscar os meios para estruturar o Estado”. A avaliação é do chefe de gabinete do MTur, Hercy Ayres Rodrigues, que esteve na sede da Adetuc, para levar orientações ao presidente Tom Lyra e à equipe da Superintendência de Operações Turísticas e Projetos Estratégicos.

A reunião também contou com a participação do diretor superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Pinto Gomes. A entidade é parceira no desenvolvimento do programa Investe Turismo, lançado em junho, na Capital, pelo ministro Marcelo Álvaro Antônio, e que trará investimentos aos municípios de Palmas, Mateiros, Ponte Alta e São Félix.

Hercy Aires, que é tocantinense, lembrou que a inserção do Tocantins no programa federal foi resultado de todo um trabalho em torno da valorização do Jalapão, hoje reconhecido como uma grande vitrine do ecoturismo do Estado, e de Palmas, que é a principal porta de entrada para os mais diversos atrativos regionais. Moisés enfatizou a importância em se inserir a região das Serras Gerais, que tem se destacado por suas belezas atreladas a uma grande riqueza cultural.

Entre os assuntos abordados, foi pontuada a necessidade de capacitação de guias de turismo para a exploração de grutas e cavernas nos municípios que compõem as Serras Gerais, e também mecanismos de atração de investimentos para o desenvolvimento do turismo no Tocantins. “Não temos um só caminho”, pontuou Hercy Aires.

Tom Lyra enfatizou a atuação do governador Mauro Carlesse, que solicitou pavimentação e integração da malha viária na região do Jalapão ao ministro Marcelo Álvaro, no último fim de semana. “Estamos trabalhando muito pelo desenvolvimento do turismo no Estado e nos sentimos fortalecidos após a visita do ministro”, disse.

Serras Gerais

A região turística foi tema de outra reunião, desta vez com representantes da Associação das Serras Gerais, o presidente da Adetuc, Tom Lyra, e o chefe de gabinete do MTur, Hercy Ayres. O grupo pediu apoio visando a participação no 47ª Abav Expo Internacional de Turismo, realizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV), ocorrerá este ano entre os dias 25 e 27 de setembro, na Expo Center Norte, em São Paulo. Tom Lyra se comprometeu a incentivar os prefeitos a apoiarem os empresários que estão dispostos a levar as potencialidades das Serras Gerais para este evento que é uma grande vitrine de divulgação para agências de viagens de todo o país e América Latina.

Localizadas no Sudeste do Estado, as Serras Gerais do Tocantins fazem parte da maior cadeia de serras do Brasil e, além das maravilhas naturais, guardam tradições, arquitetura colonial, história e cultura como as Cavalhadas, as festas do Senhor do Bonfim e do Divino Espírito Santo, entre outras festas folclóricas e religiosas herdadas do colonialismo, distribuídas entre os municípios de Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Paranã e Taguatinga.