Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Novos talentos políticos tocantinenses revelados pelo programa RenovaBR poderão engrossar a disputa por um cargo no Executivo e no Legislativo na eleição do próximo ano. Os escolhidos passaram por uma seleção com mais de 31 mil inscritos de todo o Brasil. Durante essas três semanas de cursos eles realizam semanalmente uma imersão de conteúdo sobre política e atualidade, eles se reunirão em Brasília no próximo dia 21 de Setembro, para discutir os novos rumos de desenvolvimento na esfera municipal. O programa, que oferece aprendizado e iniciação política, tem a intenção de colocar à disposição do eleitor pessoas qualificadas e capacitadas para exercer cargos em Câmaras Municipais ou Prefeituras de algumas cidades do Tocantins, inclusive na capital, Palmas.

Estará na disputa, Bruno Gomes Soares, 25 anos, Graduado em Direito, de Lagoa da Confusão; Aurélio Picanço, 43 anos, Professor Universitário, de Palmas; Isaías Lobão, 46 anos, Professor do IFTO de Palmas; Hérika Honorato, 38 anos, Servidora pública também de Palmas; Amanda Sobreira, 30 anos, Advogada - Pós Graduada em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral de Palmas; André Cavalari, 28 anos, Funcionário Público, de Dianópolis; Alana Linhares Carvalho, 32 anos, Professora, de Gurupi; Josevan Barbosa, 24 anos, Engenheiro Florestal de Peixe/TO.

O jovem Bruno Soares, revela que, aliando o conhecimento que adquire semanalmente com o RenovaBR à experiência jurídica que adquiriu com a graduação em Direito pode gerar um currículo positivo para sua pré-candidatura a vereador pelo município de Lagoa da Confusão. Soares desde muito cedo sempre se interessou pela política e também as causas sociais, durante alguns anos militou na representação juvenil de grêmio estudantil e de alguns partidos políticos como representante estadual da juventude do PTB e PRB, além de ter sido eleito representante do Tocantins no Parlamento Nacional da Juventude pela Água (PNJA). “Ao final desse curso estarei ainda mais preparado para colocar meu nome à disposição da comunidade como o candidato a vereador mais preparado e comprometido com o futuro da minha cidade”.

Ao elencar as metas de aprendizado, o aluno do RenovaBR Aurélio Picanço que é qualificado em políticas públicas e contém inúmeras experiências e prática em campanhas políticas descreve que está em processo de construção do trabalho de conclusão, para entregar no final deste ano, e que o contínuo processo de atualização possibilita que cada selecionado saiba mais sobre o próprio perfil, público alvo e métodos de abordagens eficazes. “Isso é importante porque podemos trabalhar melhor numa pré-candidatura”, disse o professor universitário.

Para o Aluno do RenovaBR, Isaías Lobão, o seu desejo enquanto representante do RenovaBR no Estado é que o povo busque candidatos honestos, capacitados e comprometidos com a mudança na classe política, “chega de ver os mesmos políticos, sou a favor da renovação do quadro político do Tocantins, gente nova com ideias novas”.

Hérika Honorato, aluna do RenovaBR é graduada em Direito e Letras, atualmente está como Diretora Social do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Tocantins, irá pleitear uma cadeira de vereadora em Palmas. Para ela, embora as demandas maiores sejam as mesmas, se faz necessária à renovação na política, a começar pela nossa capital. Educação e Geração de renda são uns dos principais caminhos para a mudança política na nossa cidade, Estado e País.

À aluna Amanda Sobreira, que é especialista em Direito Eleitoral afirma que: "A boa política é o maior instrumento para se alcançar a justiça social e, como cidadã consciente pretende está preparada para enfrentar esse desafio e ajudar a transformar a minha cidade em um lugar melhor”.

André Cavalari, Fisioterapeuta e empreendedor no ramo de eventos esportivos, almeja disputar o cargo de vereador em Dianópolis.  "A política só vai funcionar para pessoas comuns, quando as pessoas comuns participarem da política. Com ajuda do RenovaBR Cidades poderei identificar melhor os problemas da minha cidade, analisando dados, trabalhando com monitoramento de indicadores, fiscalizando e apresentando políticas públicas realistas. E assim fazer diferente para fazer a diferença!”.

Já para a aluna do RenovaBR Alana Linhares Carvalho, que além de Professora é acadêmica de Gestão Pública. A sua dedicação neste curso de liderança é para desenvolver boas práticas políticas em Gurupi e no Tocantins. "Estar no RENOVA BR é uma oportunidade única de aprender com os maiores especialistas do país a fazer política de forma séria e ética, pensando e agindo sempre em prol do bem-estar coletivo".

O jovem Josevan Barbosa que além de Engenheiro Florestal é estudante de Gestão Pública disputará o cargo de vereador em 2020 na cidade de Peixe. “Estou me preparando muito para poder concorrer esse Pleito, acredito que a política deve ser conduzida por pessoas preparadas e que tenham a sensibilidade sobre os problemas sociais que afligem nossas populações. Renovar com ideias atitudes sem perder os valores e sem esquecer-se de quem representamos”. disse o jovem.