Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Representantes da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e Secretaria de Agricultura, Pecuária Aquicultura (Seagro) estiveram reunidos, nesta última quinta-feira, 22, com os gestores municipais de Porto Alegre do Tocantins, a 320 Km de Palmas, na região sudeste, para tratar sobre o Plano Estadual da Pesca Esportiva.

Em Porto Alegre do Tocantins, os técnicos apresentaram as propostas do Plano e conheceram o lago Manuel Alves, onde se pretende desenvolver a atividade, aproveitando a potencialidade a fim de fomentar o turismo da região. O lago foi construído para ser utilizado no processo de irrigação da lavoura de árvores frutíferas da região, sendo que a ideia é utilizar também o local para atividade turística do segmento de pesca esportiva.

A superintende de Turismo, Maria Antônia Valadares, que representou o presidente da Adetuc, Tom Lyra, ressaltou que a reunião foi bastante produtiva. “O município de Porto Alegre faz divisa com o município de Dianópolis. A ideia é fazer um trabalho conjunto. Na ocasião, foi levantada a possibilidade da realização de um festival gastronômico com a utilização de frutas produzidas e elaboração de pratos à base de diversas espécies de pescado da região”, informou. 

De acordo com Maria Antônia Valadares, o projeto está sendo acompanhado por uma consultoria especializada a fim de elaborar o Plano Estratégico e Operacional de Desenvolvimento da Pesca Esportiva, a partir das demandas levantadas pelos municípios em todas as regiões do Tocantins. “O presidente Tom Lyra está empenhado para organizar e profissionalizar a cadeia da pesca esportiva para fomentar a atividade turística, econômica e social de todas as regiões do Estado”, destacou.

Ainda de acordo com a superintendente, a consultoria especializada para o desenvolvimento do Plano Estadual da Pesca Esportiva está sendo financiada pelo Banco Mundial, via Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), e está prevista para ser concluída até o final deste ano.

Segundo o prefeito de Porto Alegre do Tocantins, Rennam Cerqueira, o apoio do Governo do Estado para o melhor aproveitamento do potencial do lago com o desenvolvimento do turismo na região, por meio da pesca esportiva, trará grandes oportunidades na geração de emprego e renda, melhorando a qualidade de vida da população.

Contemplados

As reuniões sobre a pesca esportiva estão previstas para ocorrer, até ao final do ano, nos municípios de Palmas, Porto Nacional, Lajeado, Peixe e São Salvador, além de municípios das regiões norte e Cantão.

O Plano Estratégico e Operacional de Desenvolvimento da Pesca Esportiva do Tocantins é um projeto do Governo do Estado, por meio da Adetuc, e tem como propósito formatar e apoiar a comercialização de roteiros ecoturísticos, além de realizar capacitações e elaborar o guia prático de pesca esportiva, promovendo o fomento sustentável do segmento de turismo e o desenvolvimento econômico e social do Tocantins, respeitando as tradições, culturas, legislação e opiniões da comunidade.