Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: SSP/TO

Foto: SSP/TO

Dados inéditos sobre suicídios, homicídios, acidentes de trânsito e violência contra a criança e a mulher estão reunidos no livro Epidemiologia Médico Legal de Palmas. A obra foi lançada nessa sexta-feira, 23, no auditório da Assembleia Legislativa, e foi viabilizada graças a um acordo de cooperação entre a Secretaria Estadual da Segurança Pública e a Universidade Federal do Tocantins para atender demandas dos cursos da área de saúde, como Medicina, Enfermagem, Nutrição e Psicologia.

Segundo a diretora do Instituto Médico Legal (IML), Georgiana Ferreira Ramos, essa cooperação foi o ponto de partida da aproximação do ambiente acadêmico com o IML, oportunizando a oferta de estágios e o desenvolvimento de trabalhos de pesquisas como o do livro “Epidemiologia Médico Legal de Palmas”.

De autoria do graduando de medicina da Universidade Federal do Tocantins, Evandro Leite Bitencourt, o livro tem ainda como coautores o médico legista Paulo Reis e Helisiane Fernandes Moreira Figueiredo, servidora do IML.

Evandro destaca que, além de inéditos, os dados do perfil epidemiológico foram traçados de acordo com a incidência por quadras da capital. O livro ainda traz importantes conteúdos teóricos na prática médico legal, na antropologia forense, toxicologia forense, transtornos sexuais, sexologia criminal e aborto.

Positivo

Para a superintendente da Polícia Científica da Secretaria de Segurança Pública, Nelsiane Martins Parente Azevedo, o resultado da obra de Evandro é bastante positivo e traz confiabilidade, pois ele fez sua pesquisa dentro do IML e a partir de demandas reais.

A superintendente destacou também os novos tempos e novos rumos da gestão estratégica adotada pela Segurança Pública do Tocantins. Segundo ela, são rumos também científicos, onde a estatística é a base de decisões para que sejam adotadas políticas de segurança púbica de forma assertiva. 

Prestígio

Bastante concorrida, a cerimônia de lançamento do livro foi bastante prestigiada, contando com profissionais do Direito, da Medicina, acadêmicos e com o secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio.

Comercialização

O livro está sendo comercializado no site da editora CRV – www.editoracrv.com.br. No formato de 16X23 cm, o livro conta com 552 páginas.