Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Fernando Alves

Foto: Fernando Alves

No intuito de intensificar as ações do Governo do Tocantins no combate as queimadas, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) lança mais um meio de comunicação para fazer denúncias de crimes com fogo, o Whatsapp Ambiental. O canal está disponível a partir deste domingo 1º de setembro, no número 99988-0030 e tem como objetivo dar celeridade nas ações de combate.

Para melhor uso do canal, o cidadão deve estar atento a todas as informações prestadas. Para validação da denúncia tem que enviar fotos ou vídeos, horário em que viu o incêndio ou flagrante, descrição da cena e o local exato. Todas essas informações serão compiladas e enviadas ao Corpo de Bombeiros para atuação imediata. O Whatsapp Ambiental ficará disponível durante todo o período de estiagem.

Ações

A Semarh, desde o mês de junho vem realizando um trabalho de prevenção, educação e fiscalização ambiental junto ao Comitê Estadual de Combate a Incêndios Florestais e Controle de Queimadas no Tocantins (Comitê do Fogo) que contabiliza até o momento mais de 2.141 visitas a propriedades rurais dos municípios ranqueados com maior número de focos de calor no ano anterior. Ao todo foram 19 municípios visitados.

O Comitê do Fogo, além de cadastrar as propriedades rurais leva informações sobre mecanismos de prevenção acerca do manejo do solo e da construção de aceiros, bem como do uso legal do fogo e das possíveis aplicações das leis para a repressão às atitudes irregulares.

O Governo do Tocantins por meio da Defesa Civil Estadual capacitou mais de 500 brigadistas contratados pelos 64 municípios que solicitaram apoio do órgão e atuam diretamente no combate aos focos de incêndio em diversas regiões do estado. O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizou a contratação de 60 brigadistas para atuação nas Unidades de Conservação (UC) do Tocantins.

No início do mês de agosto, as ações de combate ganhou reforço com a entrega de veículos e equipamentos cedidos pela Secretaria Nacional de Segurança Pública ao Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, que incluem três caminhões auto bomba tanque florestal (ABTF); três caminhonetes; vestuário próprio; desencarcerador; bomba flutuante; pranchas rígidas de polietileno; equipamento para motociclistas; luvas táticas e para rapel; kit cilindro oxigenoterapia; ressuscitante; mochilas táticas de salvamento e mochilões; e sacos de dormir.

Além dos veículos terrestres, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) empregou no combate ao fogo, o helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), além de diversos equipamentos. Atualmente há equipes do Corpo de Bombeiros, da brigada do Naturatins, do Prevfogo Ibama e das brigadas municipais combatendo fogo em parques, áreas indígenas e nos municípios do estado.