Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Comissão avalia as redações dos alunos participantes

Comissão avalia as redações dos alunos participantes Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Comissão avalia as redações dos alunos participantes Comissão avalia as redações dos alunos participantes

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) encerra nesta sexta-feira, 13, o processo de seleção dos inscritos no programa Jovem Senador. Fazem parte da Banca Examinadora os professores Maurício Clementino Carneiro e Denise Sodré Dorjó, com a orientação de Vaneide Labres da Silva, coordenadora do programa no Tocantins.

O programa Jovem Senador é um projeto anual, que seleciona, por meio de um concurso de redação, 27 estudantes do ensino médio de escolas públicas, com idade de até 19 anos, para vivenciarem o trabalho de senadores em Brasília.

O processo de seleção, que começou nas escolas, está na segunda etapa. A Seduc tem até o dia 20 de setembro para finalizar essa fase do processo seletivo e enviar as três melhores redações ao Senado Federal. A última etapa da seleção e classificação será realizada pela Comissão do Senado até o dia 11 de outubro. Toda a divulgação do nome dos selecionados será realizada pelo Senado.

Neste ano, no Tocantins, foram registrados 275 inscritos. O programa selecionará 27 estudantes que representarão seus estados, durante uma vivência parlamentar, a realizar-se em Brasília, no período de 25 a 30 de novembro de 2019. Esses alunos também receberão um certificado de classificação e um diploma de posse no Jovem Senador 2019, e as redações farão parte de um livro, que será produzido e editado.

Os professores orientadores receberão um certificado de participação no Jovem Senador e acompanharão seus alunos em uma viagem a Brasília, que contará com uma programação especial.