Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Moradores de Lajeado e da zona rural do município estão preocupados com a situação do rio que dá nome à cidade e também do Córrego do Vão do Ágio. Nesta semana, ambos os mananciais têm chamado a atenção devido à baixa vazão e a qualidade da água.

No caso do Rio Lajeado, o que tem preocupado é a baixa drástica no nível da água. Nos últimos dias a população tem notado que o rio tem secado muito rapidamente. O Balneário Ilha Verde, um dos atrativos turísticos de Lajeado está praticamente sem água. Partes que permaneciam sempre alagadas estão agora secas e expostas.

Balenário Ilha Verde em Lajeado; rio baixou tanto que áreas alagadas estão expostas (Fotos: Divulgação)

Acredita-se que, além da estiagem, desvios e barragens construídas irregularmente ao longo do rio para irrigar plantações e fazer criatórios de peixes têm prejudicando a vazão da água e todo o ecossistema ao redor do rio.

O balneário que fica no centro da cidade é considerado o final do Rio Lajeado. Nesse local, o rio desemboca no rio Tocantins, abaixo da Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães. Segundo relatos, o nível do rio vem baixando há dias, mas chegou a níveis alarmantes nesta semana.

Já no Córrego do Vão do Ágio a qualidade a água tem apresentado uma tonalidade barrenta, impossibilitando o consumo pelos moradores da zona rural do município. Segundo a vereadora Meire Ângela, a causa seria a ampliação de uma barragem em uma propriedade particular localizada acima do Povoado Pedreira, a cerca de 25 km da cidade. “Nós já denunciamos essa barragem mas o Naturatins sempre alega que os proprietários têm licença e podem fazer o que quiser”, denuncia a vereadora.

Água barrenta e imprópria para o consumo no Córrego do Vão do Ágio; famílias de povoado dependem da água do local (Fotos: Divulgação)

Moradora do local há 18 anos, Meire diz que tanto ela, quanto as demais famílias que moram no povoado não estão conseguindo utilizar a água para as atividades do cotidiano devido à péssima qualidade.

Nesta terça-feira, 17, os moradores do povoado irão fazer uma manifestação no local da barragem para pedir que os proprietários interrompam a ampliação da mesma, devolvendo ao córrego condições de usabilidade e consumo da água.

O Conexão Tocantins procurou o Naturatins para saber detalhes sobre a fiscalização tanto ao longo do Córrego do Vão do Ágio, quanto no Rio Lajeado. A reportagem aguarda resposta.