Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A Abav Expo é uma das feiras de turismo mais visitadas pelo público em geral

A Abav Expo é uma das feiras de turismo mais visitadas pelo público em geral Foto: Arquivo/Abav

Foto: Arquivo/Abav A Abav Expo é uma das feiras de turismo mais visitadas pelo público em geral   A Abav Expo é uma das feiras de turismo mais visitadas pelo público em geral

A 47ª Abav Expo Internacional de Turismo contará com participação expressiva das empresas tocantinenses. De acordo com levantamento da seccional Tocantins da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), o evento, que será realizado na próxima semana, entre os dias 25 e 27 de setembro, na Expo Center Norte, em São Paulo, juntamente com o 52º Encontro Comercial Braztoa, já conta com cerca de 30 empresários confirmados, das cidades de Palmas e Araguaína, e regiões do Jalapão, Cantão e Serras Gerais.

“O esforço da Abav-TO em incentivar a participação na feira, tanto de empresários como entidades do Governo segue no intuito de divulgar o Estado e aumentar o fluxo de turistas para a consolidação e o fortalecimento dos destinos do Tocantins”, revela o presidente da entidade no Estado, Marcelo Perim. 

Este ano, a participação no evento conta com esforço conjunto entre a Abav-TO, o Governo do Estado, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), municípios e Sebrae Tocantins. “Os empresários precisam aproveitar que o mercado começa a reagir com esse movimento de mudanças e inovações. A feira proporciona um ambiente para bons negócios, com a participação de diversos expositores e 100% de ocupação dos 28 mil m² dos pavilhões do Expo Center Norte”, reitera Perin.

Segundo o presidente da Adetuc, Tom Lyra, o Estado do Tocantins está em um momento muito favorável ao desenvolvimento do turismo. “Temos um tocantinense, o Hercy Ayres, como chefe de gabinete do Ministério do Turismo, um ministro entusiasmado com nosso potencial e disposto a ajudar o Estado, um governador sensível às demandas do setor, que entende que o crescimento do Tocantins passa pelo fomento ao turismo, empresários prontos para investir neste setor”, comemora.

Prêmio Braztoa

O empresário Leonardo Azevedo, da CCTrekking Adventure, é um dos participantes confirmados na 47ª Abav Expo. “Acreditamos que é importante participar das feiras de turismo. Todos os anos, participamos da Abav e da WTM, para ter uma relação comercial mais direta com nossos clientes, sendo que a Abav é mais popular, por ser aberta ao público, tem mais resultado com o cliente final, o turista”, revela ele, cuja empresa concorre ao Prêmio Braztoa de Sustentabilidade.

Criado em 2012, o Prêmio Braztoa é o principal reconhecimento em turismo sustentável no Brasil, e primeiro no mundo a receber a chancela da Organização Mundial do Turismo (OMT). Empresas concorrentes devem estar alinhadas com os compromissos de ética, comprometimento, sustentabilidade econômica, sociocultural e ambiental, inovação e criatividade.

O concurso é dividido por etapas, sendo que a empresa que atua em Caseara e região do Cantão já superou as duas primeiras. Os finalistas serão anunciados em São Paulo, no dia 27, e o resultado final, com entrega da premiação, está marcado para 6 de novembro, em Canela (RS).