Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Vladimir Machado

Foto: Vladimir Machado

Com objetivo de resgatar a história do transporte fluvial entre Porto Nacional e Palmas e criar mais um atrativo turístico para o Estado, o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia (Adetuc), Tom Lyra, e o secretário municipal da Cultura e do Turismo de Porto Nacional, Arnaldo Bahia, estiveram reunidos, nesta terça-feira, 17, para discutir o desenvolvimento do projeto turístico Rota Félix Camoa.

Segundo o presidente da Adetuc, o projeto deve envolver as agências de viagens, comunidade ribeirinha e promover o turismo de observação de aves e animais silvestres, além de ilhas e paisagens naturais. “O projeto Rota Camoa, além de resgatar a história do transporte fluvial do antigo norte goiano, fortalecerá o turismo de Palmas e Porto, gerando renda a partir de novos postos de trabalho e favorecendo as comunidades ribeirinhas com a venda de produtos artesanais e gastronômicos a base de matérias-primas da região”, explicou Tom Lyra.

A ideia é fomentar e apresentar este passeio através do lago, que é totalmente navegável, como uma nova rota de opção turística para a comunidade e aos turistas que visitam a capital.

“O trecho inaugural da Rota Félix Camoa será Palmas/Porto Nacional/Palmas, sendo que as próximas rotas serão organizadas via agências de viagens, dono de embarcações e flutuantes”, disse Arnaldo Bahia.

A iniciativa do projeto é do governo do Estado, por meio da Adetuc e em parceria com a Prefeitura de Porto Nacional. O passeio inaugural Rota Félix Camoa, será reservada a convidados e a imprensa, ocorrerá no dia 05 de outubro, durante as festividades de comemoração do aniversário de criação do Estado do Tocantins.

Félix Camoa

O povoado de Porto Real do Pontal teve como origem, ainda em meados de 1738, a sólida morada do velho Félix Camoa, corajoso desbravador de origem portuguesa, que explorava o transporte de passageiros entre as duas margens do rio Tocantins.