Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

Uma manhã de entrega de honrarias, reconhecimentos aos serviços prestados e luta pela classe marcou a sessão solene desta quinta-feira, 19, em homenagem ao Dia do Policial Civil, comemorado no dia 21 de abril. Subscritor do requerimento da sessão, de autoria do vereador Hélio Santana, o vereador Moisemar Marinho (PDT) entregou certificados e aproveitou a oportunidade para cobrar do poder público políticas de atenção à saúde mental dos policiais civis.

Segundo dados do 13º Anuário Brasileiro sobre Segurança Pública, o suicídio dos policiais superam as mortes em operações no País. Só em 2018 foram constatados 104 suicídios de policiais civis e militares, o que equivale a dois policiais mortos a cada semana. O número saltou em 42,5% em comparação ao ano de 2017.

Para Moisemar Marinho é necessário que o poder público fortaleça as políticas de segurança pública voltadas para a saúde mental dos policias. “Os policiais civis não precisam, tão somente, de armas e colete a prova de balas. Precisam de todo apoio psicológico para que possam exercer os seus ofícios. Assim, precisamos aplicar o que está previsto na nossa legislação: uma avaliação psicológica a todos, a cada seis meses”, cobrou.

“Defendemos salários, implementações de direito, mas esquecemos da saúde mental dos policiais civis”, acrescentou o vereador.

Homenagens

No primeiro semestre deste ano o parlamento municipal aprovou o requerimento da sessão solene para homenagear todos os policiais civis do Estado do Tocantins.

No ato, Moisemar recebeu das mãos da delegada-geral da Polícia Civil do Tocantins, Raimunda Bezerra de Souza, diploma de reconhecimento ao mérito pelos serviços prestado à instituição e à sociedade.

Ele também aproveitou a oportunidade para entregar as honrarias aos seguintes: Raimunda Bezerra, Cristiano Sampaio, Helio Pereira de Marques, Mosely José Santos Pereira, Magdiel dos Santos Lindoso, Mariano Sinha de Souza, Raimundo Augusto Delgado Junior, José Rodrigues da Silva Filho, Priscila Duarte Bittar, Boas Aires de Figueiredo, Rosildo Mendes Evangelista. Aos demais policiais civis, os certificados serão entregues no gabinete do vereador Moisemar Marinho.