Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista

A Câmara Municipal de Palmas realizou sessão solene na quinta-feira, (19), para homenagear o Dia da Polícia Civil, comemorado em 21 de abril, quando é lembrado o aniversário de morte de Tiradentes – patrono das polícias estaduais. A propositura da sessão foi do vereador Hélio Santana (PV) e subscrita pelos parlamentares Moisemar Marinho (PDT) e Jucelino Rodrigues (PTC), aprovada, em plenário, pelos demais parlamentares.

Em discurso na tribuna, o autor do requerimento Hélio Santana, agradeceu o presidente da Câmara, vereador Marilon Barbosa (PSB), por convidá-lo para presidir a sessão. “Mesmo não estando previsto em regimento, mas como democrata que é o nosso presidente, me deu a honra de conduzir essa grande homenagem à polícia civil. Queria agradecer a presença de todos que estão aqui nessa manhã. Eu propus essa homenagem pensando na instituição e queria lembrar que é a primeira vez que esse parlamento homenageia esta classe. Quando apresentei esse requerimento, tentei de todas as formas, homenagear a maior quantidade possível de policiais civis. Não foi possível agraciar a todos com o certificado, mas deixo bem claro que, todos que fazem parte dessa instituição são merecedores de uma homenagem como essa”, destacou Santana. 

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Tocantins (Sinpol), Ubiratan Rebello do Nascimento, falou em nome dos homenageados. “Não há nada mais gratificante do que ser reconhecido pelo trabalho que desempenhamos na sociedade. Agradeço aos parlamentares da Casa. Para mim é um orgulho ter aqui 15% de vereadores que são policiais civis de carreira, representando a categoria nesse parlamento. Fico muito feliz e ressalto que é muito satisfatório em ver a quantidade de policiais que compareceram para receber essa comenda”, falou o sindicalista.

Também participou da cerimônia, a Delegada Geral de Policia do Tocantins, Raimunda Bezerra de Souza. “Parabenizo os três vereadores policiais dessa Casa, que muito bem representam a nossa classe. Hoje é um dia de festa para a polícia civil. Tenho a plena convicção da minha responsabilidade à frente da Delegacia Geral, mas o nosso lema é trabalho, para que o nosso policial civil seja reconhecido e valorizado, essa é a nossa intenção”, enfatizou a delegada.

Durante o ato foram entregues 243 certificados de reconhecimento a vários agentes, delegados e peritos da Polícia Civil do Estado, em reconhecimento aos serviços prestados à corporação e a população tocantinense.

Além dos vereadores Helio Santana, Moisemar Marinho e Jucelino Rodrigues, que exercem funções policiais, participaram da sessão solene, o presidente Marilon Barbosa (PSB), o vice-presidente Vandim do Povo (DC), Irmão Jairo (PSL) e Tiago Andrino (PSB).