Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Obras realizadas na barragem seriam de manutenção, segundo empresa

Obras realizadas na barragem seriam de manutenção, segundo empresa Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Obras realizadas na barragem seriam de manutenção, segundo empresa Obras realizadas na barragem seriam de manutenção, segundo empresa

A empresa responsável pela barragem no Córrego do Vão do Ágio, na zona rural de Lajeado, e que foi alvo de manifestações dos moradores da localidade, procurou a reportagem do Conexão Tocantins para informar sua versão sobre os fatos.

Segundo a empresa, a barragem já existe há 30 anos e possui todas as licenças exigidas pelo Naturatins. As obras realizadas no local, segundo a empresa, seriam de manutenção periódica da barragem, e não de ampliação, como foi divulgado pelos manifestantes. “Ao longo desses 30 anos, essa barragem vem seguindo os mais rígidos padrões de segurança ao meio ambiente e à população dos municípios vizinhos. Seu esvaziamento temporário é uma medida de segurança e que faz parte desse processo de manutenção e que não impede o curso normal da água pelo Ribeirão Ágio”, informa a nota.

A empresa informou ainda que a água da barragem possui em sua concentração a mistura de argila, água e vegetação, sendo utilizada para atividades de irrigação e abastecimento da empresa. “Reforçamos o nosso compromisso com a segurança de pessoas, comunidades e meio ambiente e garantimos que a obra em curso visa apenas a manutenção da barragem. A empresa também está trabalhando com o órgão ambiental local para esclarecer eventuais dúvidas sobre a obra”, finaliza.

O caso

Nesta semana, moradores do Povoado Pedreira em Lajeado, fizeram uma manifestação na fazenda onde fica localizada a barragem. Segundo eles, obras de ampliação estariam prejudicando a qualidade da água do Córrego do Vão do Ágio, tornando-se imprópria para o consumo humano.

Nessa quinta-feira, 19, os moradores foram até a sede do Naturatins em Palmas para protestar mais uma vez contra o empreendimento. Eles cobraram uma fiscalização mais severa do órgão quanto aos possíveis impactos ambientais e irregularidades.