Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Jeremias Alves

Foto: Jeremias Alves

O deputado federal Tiago Dimas (SD-TO) reforçou, em debates na Câmara dos Deputados, a importância de o país não paralisar os investimentos públicos em pesquisa e inovação e manifestou sua preocupação com a redução dos recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), administrado pelo Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Em audiência pública na última quarta-feira, 18 de setembro, o deputado lembrou o Tocantins possuí, atualmente, a Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), a Unitins (Universidade Estadual do Tocantins) e, agora, vai passar a ter a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). “UFT, Unitins e IFTO têm bolsas contempladas com o CNPq e o ideal é que continuasse assim. Um país só se desenvolve se continuar apostando em pesquisa e inovação”, ressaltou o deputado.

Tiago Dimas fez questão de lembrar que neste  ano mesmo o IFTO conseguiu patentear a produção do adubo em capsula. “Sou de um Estado que o agronegócio e agropecuária são a base da nossa economia. Vejam só, essa patente do IFTO é importantíssima, ainda mais no nosso país que importa a maior parte do fertilizante utilizado”, salientou o parlamentar.

O deputado destacou, ainda, que em 2018 a UFT teve nove projetos aprovados pelo CNPq, dos quais cinco foram voltados para a agropecuária. “Os cortes podem deixar o nosso principal setor econômico sem pesquisa cientificas. Isso seria muito ruim”, frisou o deputado, ao pedir que o governo federal tenha uma forma de recompor essas perdas nas regiões Norte e Nordeste, que precisam mais de desenvolvimento.