Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Encerrou na tarde desta quarta-feira, 25, em Palmas, um treinamento sobre captura dos morcegos hematófagos, principal transmissor da raiva, promovido pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) para agentes da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses de Palmas (UVCZ).

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, José Emerson Cavalcante destacou a importância da capacitação dos agentes para atuarem no controle da raiva dos herbívoros em Palmas. “Com esse treinamento teremos mais pessoas capacitadas para atender as demandas relacionadas a está zoonose, principalmente as que envolvem morcegos, tanto hematófagos quanto não hematófagos, na zona urbana de Palmas,” destacou José Emerson.

Durante o treinamento, os agentes estão recebendo informações por meio de conteúdo teórico e prático, e as equipes estiveram em abrigos de morcegos acompanhando o trabalho em campo dos técnicos da Adapec. Entre as atividades práticas desenvolvidas estão: o monitoramento de abrigos dos morcegos hematófagos, captura, tratamento com pasta vampiricida, entre outros.

O presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha ressaltou que a parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Palmas visa fortalecer o controle da zoonose na cidade. “A Adapec é hoje uma referência no controle de raiva dos herbívoros, e por isso, estamos compartilhando nosso conhecimento e experiência com a Secretaria de Saúde de Palmas para que possamos controlar esta zoonose no município de Palmas”, disse Alberto.