Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Brito Júnior tem sido mantido em uma cela especial da Casa de Prisão Provisória de Palmas

Brito Júnior tem sido mantido em uma cela especial da Casa de Prisão Provisória de Palmas Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Brito Júnior tem sido mantido em uma cela especial da Casa de Prisão Provisória de Palmas Brito Júnior tem sido mantido em uma cela especial da Casa de Prisão Provisória de Palmas

A Justiça Federal decidiu manter a prisão preventiva de José Edmar Brito Miranda Júnior, irmão do ex-governador Marcelo Miranda. A defesa de Brito Júnior pediu ao juiz durante a audiência de custódia que o preso fosse mantido em uma sala do Comando da Polícia Militar (PM), mas o pedido foi negado.

Desde que foi preso nessa quinta-feira, 26, Brito Júnior tem sido mantido em uma cela especial da Casa de Prisão Provisória de Palmas (CPPP). Durante a audiência de custódia desta sexta-feira, 27, Brito Júnior compareceu vestido com o uniforme laranja da unidade prisional.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Brito Júnior era responsável por aliciar laranjas para o esquema criminoso de lavagem de dinheiro operacionalizado pela família Miranda, e que teria causado um prejuízo de aproximadamente R$ 300 milhões de reais aos cofres públicos do Tocantins.

Segundo a Procuradoria da República, ele atuava como operador financeiro do esquema de corrupção, com o objetivo de que o dinheiro sujo fosse fosse lavado. ”Brito Júnior seria o responsável por arregimentar “testas de ferro” ou “laranjas” para auxiliar o núcleo familiar no branqueamento de capitais. Além disso, o acusado é apontado, juntamente com seu irmão Marcelo Miranda, como o proprietário de fato de bens (fazendas, veículos, aeronaves e recursos em espécie), supostamente recebidos a título de propina ou doações eleitorais”, assinala o MPF no pedido de prisão.

A defesa da família informa que já prepara recurso para pedido de liberdade de Brito júnior e Marcelo Miranda. Já o ex-secretário de infraestrutura, Brito Miranda, pagou fiança de cerca de R$ 200 mil e vai responder em liberdade.