Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Washington Luiz

Mais de 50 mil pessoas, segundo dados da Polícia Militar, marcaram presença na ala norte da Praça dos Girassóis na tarde e noite deste sábado, 05, para comemorar, com muita música, os 31 anos do Tocantins, Meu Melhor Estado, que contou também com a presença do governador Mauro Carlesse, da primeira dama, Fernanda Carlesse, vice-governador Wanderlei Barbosa, membros das bancadas federal e estadual entre outras autoridades. Juliana Moraes e Amanda Sousa chegaram cedo à Praça dos Girassóis, no coração de Palmas, às 15 horas, e logo se posicionaram na grade diante do palco montado para a festa. As moradoras da Capital contaram que o esforço tinha um único nome, Solange Almeida. A espera foi recompensada com uma grande apresentação de forró da cantora baiana que revelou sua alegria em fazer parte desta comemoração. Já o casal Irakitan Zago e Jéssica Marques acompanhou os shows desde a abertura com a dupla Nalberth e Murilo. "Viemos por todas as atrações", disse Irakitan Zago, confirmando que foi uma noite para ficar na lembrança.

O clima ameno e a iluminação do Palácio Araguaia, em homenagem à campanha Outubro Rosa completaram os esforços da organização do evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), com realização do Instituto Cidadania Amazônia e recursos de emendas parlamentares dos deputados Ricardo Ayres, Cláudia Lélis, Eduardo Siqueira Campos, Amália Santana, Leo Barbosa e Vanda Monteiro. Quando uma das atrações mais aguardadas, a dupla Maiara e Maraísa, que subiu ao palco após Taíse Marques, iniciou o seu show, a praça já estava totalmente tomada. "Que show incrível, valeu a viagem", comemorou a gurupiense Dayse Assis, que estava com a família e amigos da Capital. Já a dupla fez questão de lembrar o início da carreira em Araguaína e enfatizar o sentimento de pertencer ao Tocantins, tão comum aos moradores do Estado, mesmo os não nascidos aqui. A noite musical ainda contou com a participação especial de Genésio Tocantins, que ao lado do cantor Lucimar Pereira Santos, mais conhecido como Lucimar, e do sanfoneiro Manoel Cerqueira cantou a canção símbolo do estado, o Hino do Tocantins, e a música Parabéns Pra Você acompanhado de uma queima de fogos. Antes de Solange Almeida subir ao palco, o público vibrou com a apresentação animada da Banda Sanfônica da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). A programação invadiu a madrugada com a dupla Cleiton e Camargo.

Bons negócios

A festa popular também abriu espaço para os empreendedores. Na tenda que reuniu cinco artesãos era possível adquirir peças em madeira, capim dourado e artesanato indígena. Txibie Karajá e Bikunaki Karajá trocaram a Aldeia JK, na Ilha do Bananal, pela Capital tocantinense para comercializar sua produção de forma direta ao público. Assim como na festa deste sábado, 5, a dupla tem participado de todas as edições da Sexta Cultural, sempre fazendo bons negócios. "Estamos muito satisfeitos", contou Bikunaki Karaja.

A Adetuc também abriu espaço para a atuação de 20 ambulantes, além de 15 barracas de alimentação e oito food trucks que foram selecionados pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). A veterana Maria Ribeiro levou 20 sabores de pastéis, com destaque para o "Cangaço do Norte", receita recentemente lançada, que leva carne de sol, banana da terra, purê de mandioca com leite de coco babaçu, entre outros ingredientes. "Os shows sempre dão bom retorno", comemorou. Por outro lado, um jovem de 18 anos fazia sua estreia em um evento público. Graças a sua vontade de empreender, João Pedro Santos ganhou apoio da irmã, Laylla Domingues, e juntos desenvolveram mais de 20 receitas de brigadeiro. O nome, Vovó Preta, é uma homenagem a avó. "Agora estou me aperfeiçoando em um curso de confeitaria", contou. Já para Flávia Gonçalves, o food truck surgiu como alternativa à falta de vagas como auxiliar de enfermagem. Há menos de dois anos ela abriu o próprio negócio, onde trabalha sozinha, oferecendo um cardápio variado. "Esta é a oportunidade de formar minhas filhas", contou com orgulho, lembrando que chegou ao Estado com a família há 31 anos, passando por Arraias, Miracema e Palmas. "Eu já estava aqui na inauguração da pedra fundamental de Palmas", contou.

"Tivemos uma festa maravilhosa. Quando podemos oferecer a população shows de alto nível de forma gratuita e damos aos nossos empreendedores a oportunidade de geração de renda é possível afirmar que o Governo do Estado cumpriu sua missão", resumiu o presidente da Adetuc, Tom Lyra. (Secom)