Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo tem como meta vacinar 2,6 milhões de crianças

Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo tem como meta vacinar 2,6 milhões de crianças Foto: Marcelo Camargo

Foto: Marcelo Camargo Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo tem como meta vacinar 2,6 milhões de crianças Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo tem como meta vacinar 2,6 milhões de crianças

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começa nesta segunda-feira (7) em todos os postos de saúde do País. Dois grupos de pessoas estão no alvo da nova campanha. O primeiro grupo é formado por crianças de seis meses até menores de 5 anos, cuja a vacinação vai desta segunda-feira até 25 de outubro, com o Dia D no dia 19.

O segundo grupo, com faixa etária de 20 a 29 anos e que não estão com a caderneta de imunização em dia, a vacinação está prevista para iniciar no dia 18 de novembro. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, a pasta garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.

“Vacina é um direito da criança. Ela não consegue ir sozinha a uma unidade de saúde para se vacinar. Pais, responsáveis, avós chequem a carteira de vacinação como ato de respeito e de amor”, disse o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. “Se estiver incompleta, leve a criança para tomar a segunda dose. Se a criança não tiver tomado nenhuma, ela deve tomar a primeira dose e, na sequência, a segunda”, explicou o ministro.

Para incentivar a vacinação de crianças, o ministério disponibilizará R$ 206 milhões destinados aos municípios que cumprirem duas metas estabelecidas pelo ministério. “Para receber esse recurso adicional, os gestores terão que informar mensalmente o estoque das vacinas poliomielite, tríplice viral e pentavalente e atingir 95% de cobertura vacinal contra o sarampo em crianças de 1 a 5 anos de idade com a primeira dose da vacina tríplice viral”.

Desde o início do ano, a pasta distribuiu 25,5 milhões de doses da vacina tríplice viral para garantir a todos os estados a vacinação de rotina, as ações de interrupção da transmissão do vírus e a dose extra chamada de dose zero a todas as crianças de seis meses a 11 meses e 29 dias.

Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Por isso, o governo federal em parceria com os estados e municípios estão unindo esforços para vacinar 39,9 milhões de brasileiros, 20% da população, que hoje estão suscetíveis ao vírus do sarampo, de acordo com o Ministério da Saúde. Apesar da faixa etária de 20 a 29 anos concentrar a maior parte desses brasileiros (35%), são os menores de 5 anos o grupo mais suscetível para complicações do sarampo.

Dados 

No levantamento divulgado até o dia 28 de agosto, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo e seis mortes, sendo quatro delas de pacientes menores de 1 ano. Dos casos confirmados nesse período, 97% (5.228) estão concentrados em 173 municípios do estado de São Paulo, principalmente na região metropolitana. Os outros 176 casos foram registrados em 18 estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Piauí, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Pará Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Sergipe e Distrito Federal.

Palmas 

Em Palmas, a rede municipal de saúde oferta as vacinas em 32 Centros de Saúde da Comunidade (veja lista abaixo). O horário de funcionamento das salas de vacinas é das 7 às 17 horas. Entretanto, no CSC Albertino Santos (Arse 101), o horário é diferenciado uma vez que a unidade também funciona no período noturno, sendo assim, a sala de vacinas desta unidade fica aberta das 7 às 17 horas e das 18 às 21 horas.

Confira os locais de vacinação em Palmas

Região Norte

- CSC Luiz Otaviani (Arno 33 / 307 Norte)

- CSC Arno 41 (403 Norte)

- CSC Arno 42 (405 Norte)

- CSC Arno 44 (409 Norte)

- CSC Arno 61 (503 Norte)

- CSC Arno 71 (603 Norte)

- CSC Arne 53 (406 Norte)

- CSC Arne 64 (508 Norte)

Região Centro Sul

- CSC Arse 13 (108 Sul)

- CSC Loiane Moreno (Arse 24 / 210 Sul)

- CSC Arse 75 (712 Sul)

- CSC Arse 82 (806 Sul)

- CSC Albertino Santos (Arse 101 /1004 Sul)

- CSC Valéria Martins (Arse 122 / 1206 Sul)

- CSC Arse 131 (1304 Sul)

- CSC Francisco Júnior (Arso 41 / 403 Sul)

- CSC Satilo Alves (Arso 111 / 1103 Sul)

Região Sul

- CSC Jardim Taquari

- CSC José Lúcio (Lago Sul)

- CSC Liberdade (Jardim Aureny III)

- CSC Laurides Lima (Jardim Aureny III)

- CSC Novo Horizonte (Jardim Aureny IV)

- CSC Alto Bonito (Jardim Aureny IV)

- CSC Eugênio Pinheiro (Jardim Aureny I)

- CSC Jardim Aureny II

- CSC Santa Bárbara

- CSC José Hermes Damaso (Setor Sul)

- CSC Bela Vista

- CSC Morada do Sol

- CSC Santa Fé

- CSC Walter Pereira Morato (Taquaruçu)

- CSC Mariazinha (Buritirana (Agência Brasil com informações do Ministério da Saúde)