Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Em visita ao município de Babaçulândia nesta última quinta, 17, o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, visitou alguns dos seus atrativos e reuniu-se com autoridades locais, representantes do Conselho Municipal de Turismo e sociedade civil para conhecer suas demandas.

“Foi um encontro muito satisfatório e a partir dele poderemos cumprir nossa missão de oferecer suporte aos projetos de desenvolvimento do turismo e da cultura regional”, afirmou, elogiando a iniciativa do prefeito Aleno Dias. Durante a reunião, o gestor apresentou as ações desenvolvidas ao longo deste ano pela Adetuc. A deputada estadual Valderez Castelo Branco também esteve presente.

 Vista aérea revela a praia de Babaçulândia

Entre as parcerias firmadas está a participação da Agência no I Fórum Municipal de Turismo, que se encontra em fase de organização. A Pasta também realizará na cidade, no dia 11 de dezembro, wokshop voltado ao desenvolvimento do ecoturismo, além de solicitar a inserção de imagens de Babaçulândia em peças publicitárias a serem futuramente produzidas pelo Governo do Estado.

Tom Lyra também conheceu a orla da Praia do Coco, que passou por recente revitalização, melhorias na infraestrutura que favorecerão o receptivo aos turistas, além da gastronomia típica. “Além do turismo, vamos atuar no fomento à cultura, com levantamento das atividades culturais, incluindo a qualificação dos artesãos locais”, completou, lembrando a importância dada pelo governador Mauro Carlesse às atividades típicas da economia criativa.

Distante cerca de 440 km da capital Palmas, na região Norte do Estado, Babaçulândia tem como principal ponto turístico a Praia do Coco, mas também conta com outros atrativos, como a Cachoeira do Jenipapo e a Serra da Matança, onde se encontra um abrigo utilizado pelos índios Krahô como refúgio no século 19. A formatação de roteiros turísticos para o município foi uma das solicitações apresentadas ao presente da Adetuc.