Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Desembargador aposentado José Maria das Neves faleceu na tarde desta terça-feira

Desembargador aposentado José Maria das Neves faleceu na tarde desta terça-feira Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Desembargador aposentado José Maria das Neves faleceu na tarde desta terça-feira Desembargador aposentado José Maria das Neves faleceu na tarde desta terça-feira

O desembargador aposentado José Maria das Neves faleceu na tarde desta terça-feira, 22, em Brasília/DF, onde estava em tratamento de saúde. O velório e sepultamento serão realizados em Palmas/TO.

Durante a sessão do Pleno, na tarde desta terça-feira, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador Eurípedes Lamounier, declarou Luto Oficial de três dias, no âmbito da Justiça Eleitoral do Tocantins, em razão do falecimento do desembargador aposentado José Maria das Neves, primeiro presidente do TRE-TO. O decreto segue a Portaria nº 714/2019 PRES.

Ao anunciar o luto oficial, o presidente do TRE-TO ressaltou os principais feitos do magistrado ao longo dos 30 anos de carreira e destacou a sua contribuição para com a Justiça Eleitoral no estado. “Ficam aqui nossas condolências e gratidão por tê-lo como colega desde a instalação do Estado do Tocantins. O desembargador José Maria das Neves era muito determinado e fica o exemplo para que todos sigamos, de uma pessoa que sempre se pautou pela lisura, disciplina e acima de tudo lealdade”, afirmou.

O corregedor regional Eleitoral, desembargador Marco Antony Villas Boas, também fez uso da palavra para homenagear o magistrado. “Um juiz muito justo, ponderado. Ele tinha uma consciência muito grande da jurisdição e uma visão de gestão. A prova disso é que à frente do Tribunal de Justiça e do Tribunal Regional Eleitoral conseguiu a construção do prédio do TJ e aqui a implantação de um sistema de controle de qualidade. Deixo minha homenagem à família; peço a Deus que console a todos e que o receba na plenitude da eternidade”, disse.

Perfil

Natural de Minas Gerais, nascido na cidade Tupaciguara, o desembargador José Maria das Neves foi o primeiro presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, cargo para o qual foi eleito em 1989, 1999 e 2003. Exerceu também os cargos de corregedor-geral da Justiça do Estado e vice-presidente/corregedor do TRE-TO. No período de 1993 a 1995, assumiu a Presidência do TJTO. Neves aposentou-se em 2010.

Confira notas de pesar

Deputado Vicentinho Júnior

Manifesto o nosso profundo pesar pelo falecimento do desembargador José Maria das Neves. Pioneiro no Tocantins, o jurista se notabilizou pela competência, seriedade e ética profissional, deixando um legado de relevantes serviços prestados.  

José Maria das Neves foi o primeiro presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-TO). Em 1989, tornou-se desembargador pelo Tribunal de Justiça, chegando ao posto de presidente da instituição em 1993. 

Lamentamos o ocorrido e nos solidarizamos com os filhos, familiares e amigos.

Deputado federal Vicentinho Júnior e família

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Walter Nunes Viana Junior - Procon Tocantins

E com  profunda  tristeza que recebemos a notícia do falecimento do Desembargador aposentado, José Maria das Neves, ocorrido na tarde desta terça feira,22, em Brasília. Jurista honrado nos deixa um legado de referência em todas as atividades exercidas em favor da consolidação da justiça no Estado do Tocantins.

Dentre suas contribuições ao Estado,  o desembargador aposentado foi o primeiro Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, cargo para o qual foi eleito em 1989, 1999 e 2003, exerceu  os cargos de Corregedor-Geral da Justiça do Estado e Vice-Presidente/Corregedor do TRE-TO e também esteve no comando do Tribunal de Justiça do Tocantins.

Nesse momento de dor me solidarizo com a família rogando a Deus que  conforte o coração de todos.

Walter Nunes Viana Junior

Superintendente do Procon Tocantins

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cinthia Ribeiro - Prefeita de Palmas 

O Tocantins se entristece com a perda de uma das personalidades mais ilustres do Poder Judiciário, o desembargador aposentado Dr. José Maria das Neves. A imagem que tenho do Dr. José Maria é a de um homem ponderado que aplicava a filosofia do Direito com todo rigor ético e julgava com firmeza, serenidade e sabedoria.

Tenho certeza que sua lealdade à lei ficará como um grande legado ao próprio Tribunal de Justiça (TJ), nas pessoas que o sucederam seja na magistratura ou no quadro funcional daquele poder, junto aos operadores do Direito e de toda a classe jurídica do Estado.

Desembargador pioneiro, Dr. José Maria da Neves será reconhecido pela história pela sua visão de futuro e a forma arrojada com que dirigiu tanto o TJ quanto o Tribunal Regional Eleitoral (TER), dotando-os de tecnologia quando esse assunto ainda era incipiente no Estado em criação.

Nesse momento de dor e consternação pública, invoco a Deus para que o acolha e console seus familiares e amigos por tão triste perda.

Cinthia Ribeiro

Prefeita de Palmas

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Governador do Estado

Recebi com tristeza a informação do falecimento do desembargador aposentado José Maria das Neves, ocorrido nesta terça-feira, 22. Membro histórico do Tribunal de Justiça do Tocantins, o desembargador José Maria das Neves deixa um legado exemplar e ensinamentos jurídicos que serão seguidos por gerações. 

Neste momento de extrema consternação, rogo a Deus em minhas orações que conforte os corações dos familiares e amigos.

Mauro Carlesse

Governador do Estado do Tocantins

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dulce Miranda

Lamentamos o falecimento do desembargador José Maria das Neves, ocorrido nesta terça-feira, 22.  José Maria tornou-se um baluarte protetor da Carta Magna da Constituição Brasileira, dentro do Tocantins.

Suas ideias e inovações, ainda nos idos de 1993 contribuíram de formas relevantes para os avanços da justiça tocantinense da atualidade. 

Pelo desbravamento e serviços prestados ao Estado, rendemos a nossa homenagem  a esse grande jurista, e  pedimos a Deus o acolhimento necessário ao seu espírito, rogando ainda àqueles que ficaram,  bençãos infinitas neste momento de dor e perda irreparáveis.

Deputada Federal Dulce Miranda e Marcelo Miranda

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vice-governador

Lamento profundamente o falecimento, aos 79 anos, do desembargador aposentado José Maria das Neves ocorrido nesta terça-feira, 22, em Brasília.  

Pioneiro do Estado, o Desembargador foi o primeiro Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, deixa seu exemplo de homem público, com sua vida dedicada à magistratura e à Justiça. Estendemos à família e amigos nossos votos de pesar. Que Deus conforte e dê forças neste momento tão doloroso.

Wanderlei Barbosa

Vice-governador do Tocantins

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------