Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Jefferson Christofoletti

Foto: Jefferson Christofoletti

Os interessados em piscicultura não podem perder a oficina “Aquicultura para iniciantes – princípios para produção sustentável de peixes” que será oferecida pela Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas/TO) no próximo dia 25 de outubro, das 8h às 18h. As aulas serão pela manhã no auditório do centro de pesquisas e, à tarde, nos viveiros escavados da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), localizados no Centro Agrotecnológico de Palmas (Agrotins). A oficina é gratuita e os interessados podem se inscrever no site da Embrapa Pesca e Aquicultura ou na hora do evento.

Segundo Hellen Kato, pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura, o objetivo do curso é ensinar conceitos básicos de cultivo de peixes para iniciantes. “Nossa intenção é oferecer capacitações para aproximar as pessoas da Embrapa, sem que esse treinamento esteja, necessariamente, ligado a algum projeto de pesquisa ou a alguma demanda. Nossa meta é criar uma agenda de capacitações”, explica. 

A oficina é a primeira de uma série de treinamentos que a Caravana Inove Aqua vai promover em Palmas, podendo se expandir para o interior, como Araguaína e Gurupi. O objetivo é levar conhecimento técnico às equipes que vão participar do Hackathon Inove Aqua e para os demais interessados em aquicultura.

O curso será ministrado pela analista Marcela Mataveli e na ocasião serão abordados temas como sistemas de produção de peixes; construção e preparação de viveiros; qualidade da água; manejo alimentar e biometria, com aula prática à tarde na Agrotins.