Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Tocantins, por meio da Delegacia de Repressão a Roubos – DRR e a 2ª Divisão Especializada de Repressão a Narcóticos (Denarc) de Araguaína no Norte do Estado deflagrou a “Operação Epicentro”, visando desarticular associação criminosa responsável por comandar o tráfico de drogas na região da “feirinha”, na cidade de Araguaína.

A ação, coordenada pela Polícia Civil prendeu até o momento seis homens e três mulheres, além de cumprir mandados de busca e apreensão. A investigação que serviu de base para a ação policial foi iniciada em fevereiro de 2019, quando os investigadores da DRR constataram, após cruzamento de dados e informações de ocorrências policiais, que diversos roubos eram cometidos por indivíduos usuários de drogas no intuito de permutar os produtos por drogas, representando assim, atividade de câmbio escuso.

Segundo o Delegado Breno Eduardo Campos, esta investigação foi considerada uma das maiores no combate ao microtráfico na região da Feirinha já realizada em Araguaína. “Por quase 10 meses com técnicas especiais e modernas de investigação, as quais permitiram o monitoramento dos criminosos enquanto realizam a venda de drogas entre os becos e vielas da região”, afirmou.

Conforme o delegado Alexander Costa da 2ª Denarc, o grupo criminoso identificado é bastante extenso e atuava de forma ininterrupta, havendo, inclusive, uma espécie de escala de horário entre os traficantes. “Alguns atuavam apenas durante o dia, enquanto outros assumiam o turno da noite”, ressaltou. 

Após os procedimentos cabíveis, os homens foram encaminhados para a Casa de Prisão Provisória de Araguaína e as mulheres para a Unidade Prisional Feminina de Babaçulândia. Ao final das investigações, os indivíduos identificados serão indiciados pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico, podendo ser condenados à pena máxima de 25  anos.