Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) reúnem-se nesta terça e quarta-feira, 12 e 13, na Regional de Taguatinga, região sudeste, para nivelar conhecimentos, bem como acompanhar as atividades desenvolvidas pelo órgão, referente ao Convênio de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para Médios Produtores. São atendidos 40 produtores dos municípios de Taguatinga, Paranã, Arraias e Dianópolis, este no Perímetro Irrigado Manoel Alves (PIMA).

O encontro é conduzido pelo técnico em extensão rural Lindomar Pereira Cardoso Júnior, que acompanha as atividades da Fazenda Vista Alegre, propriedade João José de Oliveira, situada no município de Aurora.

Em 2019, segundo Lindomar, as atividades trabalhadas foram o confinamento de bovinos com fornecimento total de ração no cocho no período de 12 de julho a 2 de Outubro. “Nesse trabalho foram confinados 80 animais machos, que entraram com a média de 16,4 arrobas e, em um prazo de 80 dias, saíram com 19,9 arrobas, um ganho médio de 1,312 kg / dia, com rendimento de carcaça em torno de 52%”, ressaltou.

Nesta terça-feira, 12, a reunião é interna, com a apresentação dos resultados e na quarta – feira, 13, a equipe técnica segue para uma visita à propriedade assistida pelo convênio.

Convênio Ater para Médio

Desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Ruraltins, em parceria com o Ministério da Agricultura da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Ater Médio tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento econômico e social dos médios produtores rurais do Tocantins. A iniciativa contempla três categorias, sendo pecuarista de corte e misto, de culturas anuais e de fruticultura.

Atualmente o Convênio Ater Médio atende 45 municípios do Estado, somando 400 médios produtores, sendo 200 de forma direta e 200 de forma indireta, com renda que varia de R$ 360 mil/ano a R$ 1.760 milhão/ano.