Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Aline Batista

Foto: Aline Batista

O vereador Milton Neris (Progressistas), presidente da Comissão de Finanças, Tributação e Controle, conduziu na tarde desta última terça-feira, 19, a terceira reunião temática que discute a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para o exercício de 2020. Neris explicou que este momento é para debater os instrumentos necessários para que a educação da Capital continue desenvolvendo, junto aos profissionais da educação e comunidade escolar explicou que este momento é para debater os instrumentos necessários para que a educação da Capital continue desenvolvendo, junto aos profissionais da educação e comunidade escolar.

Preocupado se os recursos destinados para 2020 são suficientes para a educação, o presidente da Comissão explicou que a equipe técnica da Educação irá passar algumas informações depois, pois foi identificado valores que não são suficientes para reformas e conservação dos prédios das escolas. “Hoje o orçamento da educação gasta mais de 85% só em folha de pagamento, fora os direitos dos servidores que não foram pagos ao longo desses anos; estima-se que a dívida é mais de R$ 50 milhões. Queremos fazer uma pactuação com toda a população, junto a Secretaria e a Prefeitura, para saber o que é possível avançar nesse momento e colocar mais recursos para financiar a educação”, observou.

Outra preocupação discutida pelos participantes foi o limite do percentual máximo que precisa ser investido na educação e se é possível colocar o mais próximo dessa meta os 30% do orçamento. Neris relatou que, “não se pode investir menos do que o investimento dos últimos dois anos, com a meta de chegar a 30% do orçamento, conforme o Plano Municipal de Educação (PME)”. Mas diz acreditar que, “se chegar a um entendimento poderemos proporcionar condição e instrumentos para a Pasta continuar realizando e cumprindo as metas, e acima de tudo dando a sociedade uma educação de qualidade”, relatou o vereador.

Participaram da reunião a assessora técnica de planejamento da Secretaria Municipal da Educação de Palmas (Semed), Poliana Martins, o representante da Secretaria de Planejamento, Eron Bringel, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Tocantins (Sintet), Fernando da Silva Pereira e parlamentares. (Assessoria de Imprensa)