Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

O Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), com a STCP (Consultoria Engenharia e Gestão), iniciou nesta segunda-feira, 25, a formação de multiplicadores no curso de Restauração Ambiental para capacitação técnica ao desenvolvimento do Manual de Restauração de Vegetação Nativa e do Programa de Incentivos de Cadeia Produtiva da Restauração.

A capacitação que acontece de 25 a 29 de novembro no auditório do Naturatins é um dos 14 produtos resultados do investimento de recursos do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).

O presidente do Naturatins, Sebastião Albuquerque Cordeiro e o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Thiago Dourado, prestigiaram a abertura do curso, acompanhados do vice-presidente do Naturatins Rafael Felipe, do diretor de Administração e Finanças Ivaci Sousa, do gerente de Monitoramento e Gestão de Informação Ambiental Renato Pires e do gerente de Procedimentos e Análise de Cadastros Vanderson Almeida.

Sebastião Albuquerque disse que o Naturatins tem trabalhado para o avanço do desenvolvimento ambiental legal do Tocantins. O presidente do Naturatins elogiou o trabalho e o empenho dos técnicos para o alcance dos produtos contratados e padronização da assistência técnica ambiental ao pequeno produtor.

Thiago Dourado reiterou o apoio do Ruraltins ao Naturatins no incentivo à aproximação e consolidação de uma relação proativa e harmônica entre o produtor rural e o órgão ambiental. O presidente do Ruraltins destacou a importância do curso para assistência técnica ambiental do produtor rural.

Mônica Breda, advogada, consultora ambiental e florestal da STCP explicou que será ministrado um curso teórico expositivo, com formato dinâmico que trará ao final uma atividade de campo a ser realizada no Parque Estadual do Lajeado (PEL) e assim somar o treinamento prático nesse nivelamento participativo dos técnicos da área. O curso vai contar também com a apresentação dos consultores da STCP Gustavo Barbosa e Dalton Ângelo, além do técnico do Ruraltins Ricardo Haidar.

Sobre o Curso

Esse curso tem o objetivo de formar multiplicadores para padronizar a assistência técnica fornecida pelo Estado aos pequenos proprietários rurais, com conhecimentos que serão apresentados em três módulos.

No primeiro módulo o foco da abordagem será o planejamento da propriedade e legislação, em que serão tratados assuntos relacionados às áreas protegidas pela legislação, o planejamento ambiental e produtivo da propriedade, a elaboração do cadastro ambiental rural e o diagnóstico das áreas degradadas para restauração.

Ao longo do segundo módulo o foco será a restauração ambiental, em que serão abordados os métodos de restauração, a elaboração de Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (Prad), os procedimentos operacionais, a avaliação e o monitoramento.

O último módulo se concentra na produção de mudas, desde a coleta de sementes e a produção de mudas florestais, ao uso econômico de espécies nativas.