Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Esgoto vazou e teria atingido córregos na região do Bertaville, segundo moradores (Reprodução)

Um rompimento em uma estação elevatória de esgoto da BRK Ambiental, próxima ao Setor Bertaville, região sul de Palmas, está causando transtornos aos moradores nesta terça-feira, 26. A tubulação não teria suportado a vazão de água por causa da chuva, causando o transbordamento.

Por volta das 10h o muro da estação caiu, fazendo com que todo o esgoto vazasse para dentro do córrego Machado, que passa no local.

O morador João Alexandre Oliveira, que mora em frente à estação, relata que não é a primeira vez que ocorre transbordamento de esgoto e rompimento do muro. “Nós enfrentamos muitos transtornos aqui por causa desta estação. Agora estamos lidando com o mau cheiro e a poluição do meio ambiente”, disse.

Vídeos feitos pelos moradores e divulgados em redes sociais mostram o esgoto vazando pelas tubulações e indo direto para fora da estação elevatória.

O Conexão Tocantins entrou em contato com a BRK Ambiental, responsável pela estação. A empresa informou que uma equipe já trabalha nos reparos e que não houve prejuízo ao sistema de coleta de esgoto.

Confira abaixo a nota da BRK Ambiental na íntegra.

Em função das fortes chuvas desta manhã na Capital,  a BRK Ambiental esclarece que a Estação Elevatória de Esgoto União Sul teve danos estruturais resultando na queda do muro da unidade que não suportou a grande quantidade de enxurrada e contribuições de água de chuva lançada irregularmente no sistema de esgoto.

Equipes da concessionária já trabalham no local para recuperação do muro. Não houve prejuízo ao funcionamento do sistema de coleta de esgoto que continua ativo no local. A empresa irá informar o órgão ambiental licenciador sobre o ocorrido e permanecerá adotando todas as medidas para proteção da unidade.