Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Neste domingo, 1, os eleitores de Lajeado vão às urnas em uma eleição atípica para escolher novos prefeito e vice-prefeito do município. O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE) marcou eleição suplementar para esta data depois da cassação dos mandatos de Tércio Dias Melquiades Neto (PSD) e Gilberto Borges (PSC) em outubro.

Duas chapas concorrem no novo pleito – A coligação Fé, Família e Trabalho, do candidato Antônio Luiz Bandeira Júnior (PSB ), e a coligação Lajeado para Todos, cujo candidato é Antônio Alves de Oliveira (Toninho da Brilho (PSL)).

A chapa de Bandeira Júnior chegou a pedir a impugnação dos adversários, com decisão favorável em primeira instância. A coligação de Melquiades não chegou a recorrer porque decidiu retirar-se da disputa. Já Toninho da Brilho apresentou recurso ao TRE. O recurso não foi julgado ainda e Toninho continua na campanha, ainda que sua candidatura esteja sub judice .

Deste modo, o nome e foto de Toninho aparecerão nas urnas, e os votos a seu favor serão contabilizados. No entanto, os números referentes a sua votação não serão divulgados imediatamente após a apuração, em razão da situação judicial de sua candidatura. "Eu não parei a campanha, ela continua. Amanhã ainda teremos uma carreata, estamos confiantes", disse o candidato.

A reportagem do Conexão Tocantins tentou contato com o candidato Bandeira Júnior, mas as ligações não foram atendidas.

Entenda

A eleição suplementar em Lajeado foi marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins depois que os mandatos de Tércio Dias Melquiades Neto e Gilberto Borges foram cassados pelo Tribunal no mês de setembro por 6 votos a 1. A Justiça Eleitoral entendeu que a chapa foi beneficiada por uma ação irregular da ex-prefeita, Márcia da Costa Reis Carvalho, que iniciou um loteamento com o único objetivo de distribuir a eleitores de forma indiscriminada, sem critérios sociais e desprovido qualquer legislação específica autorizadora, com a única finalidade de beneficiar eleitoralmente o prefeito Tércio Melquiades.