Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Estudantes da Escola Estadual Bom Tempo, localizada a 37 km da cidade de Pedro Afonso, visitam Palmas/TO, nesta quarta-feira, 4, com o objetivo de conhecer pontos turísticos, históricos e culturais. A equipe é formada por 10 alunos, do 8º e 9º ano do ensino fundamental e ensino médio, que conseguiram participar do passeio cultural por meio de um projeto de leitura.

Os estudantes produziram poemas, que foram selecionados e publicados em um livro. A coordenadora pedagógica Francisca da Silva Xavier ressaltou a empolgação e a alegria dos alunos. “Os próprios estudantes foram responsáveis pela edição do livro, produziram a capa, os desenhos. E com essa animação, a escola promoveu uma noite de autógrafos, momento em que os jovens escritores puderam vender seus livros visando arrecadar fundos para a viagem”, explicou Francisca. O projeto foi idealizado pela professora de língua portuguesa, Isabel Cristina.

“Esta é uma viagem importante, porque a maioria dos estudantes não conhece um cinema e estão tendo a oportunidade de observar como funciona o setor administrativo estadual”, frisou a coordenadora Francisca.

Em Palmas, a comitiva de Pedro Afonso visitou a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), o Palácio Araguaia, a Praça dos Girassóis e suas representações históricas. Na Seduc, eles foram recebidos pelo secretário executivo, Robson Vila Nova; pela superintendente de Desenvolvimento da Educação, Amanda Pereira Costa; pelo diretor de Gestão da Educação Básica, Leandro de Souza Vieira. Também esteve presente Neurisvaldo Rodrigues de Amorim, diretor regional de Educação de Pedro Afonso.

Robson destacou a alternativa que a escola desenvolveu como forma de arrecadar os recursos, que foi o projeto de produção de poesias. “Vocês estão aqui por causa do resultado de uma ação realizada pela unidade escolar. Esse passeio vai reforçar oportunidades de os estudantes terem acesso à cultura e a aspectos históricos do Tocantins”, esclareceu.

Amanda explicou como funciona o processo de Educação no Estado, para que ações como alimentação escolar, livros didáticos, kits pedagógicos e outros itens cheguem até as 499 unidades escolares da rede estadual de ensino.

O estudante Agnaldo de Jesus Nascimento, 14 anos, disse que gostou de participar do passeio. “Aprendemos muito, é uma aula diferente. Gostei principalmente de saber como funciona o sistema de educação responsável pelas ações realizadas na nossa escola”, frisou.

A aluna Luzia Pereira da Silva, 17 anos, do ensino médio, também destacou as aprendizagens. “Já tinha vindo a Palmas, mas não tinha conhecido o setor administrativo. Esses conhecimentos que observarmos aqui reforçam o que estudamos na sala de aula”, afirmou.