Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

A respeito da variação do nível da água do rio Tocantins nos últimos dias, como em Pedro Afonso, onde foi possível avistar bancos de areia que estavam submersos, a Investco, empresa responsável pela operação da UHE Lajeado, emitiu uma informação que vai contra uma outra divulgada anteriormente pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Segundo a Investco, “no dia 21 de novembro a Usina operou de acordo com a programação diária de geração de energia determinada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)”. Anteriormente a Semarh havia informado que no “dia 21 de Novembro houve uma vazão de saída do reservatório fora dos padrões normais para esse período do ano onde foram liberados 1976 m³/s para geração de energia acima do que estava previsto”.

Adiante, a Investico informou ainda que houve abertura das comportas entre os dias 22 e 25 de novembro, conforme solicitação do Operador Nacional do Sistema (NOS). Entretanto, segundo a secretaria estadual, no dia 23 de novembro as comportas teriam sido fechadas para recuperação do reservatório, o que teria causado uma baixa repentina no nível do rio abaixo do lago.

Ainda segundo a Investico, o pedido do ONS para abertura das comportas foi motivado pela realização de serviços para ampliação da capacidade de transmissão do sistema elétrico brasileiro, que minimizaram a geração da UHE Lajeado. “Ainda assim, a Investco esclarece que a vazão do rio foi mantida”, finaliza.

Imagem registrada por um morador de Lajeado mostra nível do rio abaixo do normal (Reprodução)