Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

A ex-ministra da agricultura, senadora Kátia Abreu (PDT) afirmou que a tendência é de que haja uma redução no preço da carne bovina que nas últimas semanas alcançou patamares altíssimos acima do esperado para o período.

Em sua conta no Twitter a senadora defendeu que a alta do dólar favorece as exportações,  aliado à crise comercial da China com Estados Unidos e a peste suína que dizimou rebanho chinês, aumentando o consumo de carne bovina naquele país.

No Twitter, senadora defendeu seu posicionamento a respeito do preço da carne (Reprodução)

A explicação de Kátia na rede social veio após uma declaração durante o seminário Ferrovia Essencial onde defendeu que a arroba do boi gordo deve ficar mais barata nas próximas semanas e que o preço da carne está abaixo do ideal. “É muito importante considerar que esse preço atual, se a gente for contabilizar e retroagir, ainda não está no patamar que deveria estar em comparação com o passado”, disse durante o seminário.

A fala de Kátia repercutiu mal, fazendo com que a senadora fosse então ao Twitter para se manifestar. “A tendência do preço da carne é cair nos próximos dias. Dólar muito valorizado. Impulsiona as exportações”, escreveu.

Tocantins

O preço da carne bovina para o consumidor final vem subindo nos últimos 30 dias, com uma intensificação na última semana do mês de novembro.

Na capital do estado, Palmas, o preço disparou, variando de 25% a 30% nos açougues. O quilo do contrafilé, por exemplo, chega a custar até R$ 36 em alguns estabelecimentos.