Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Tom Lyra, reuniu-se, nesta  terça-feira (10), com o prefeito Adriano Rabelo, em Colinas do Tocantins, para tratar de assuntos referentes à regularização fundiária do Distrito Industrial do município.  Participaram da reunião, secretários, vereadores e representantes da Associação dos Transportadores, Comerciantes e Prestadores de Serviços do Distrito.

O Distrito Industrial de Colinas fica localizado no trevo da BR-153 com a TO-335 e conta com uma área de 154 mil metros quadrados, divididos em 80 lotes. Atualmente, 200 empresas estão instaladas no município, sendo responsável por absorver grande parte da mão de obra local.

Durante a reunião, os empresários destacaram a importância da regularização da área para promover novos investimentos em suas empresas, já que no momento, estão impedidos pela falta de documentação dos imóveis.

O  prefeito Adriano Rabelo avaliou que  a reunião foi um grande passo para criar alternativas e  destravar os impasses para oportunizar aos comerciantes condições de trabalho com segurança, gerando emprego e renda na região. “Temos que legalizar quem já está atuando e oportunizar espaços para novos investidores. Já temos empresas querendo trazer seus negócios para cá, por isso, é tão importante está regularização”, explicou.

Potencial logístico

A situação do Distrito Industrial do Município já tinha sido tema de reunião que foi realizada entre o secretário Tom Lyra, o prefeito Adriano Rabelo e empresários no final do mês passado, na sede da pasta, quando, na ocasião, o secretário se comprometeu em ir pessoalmente ao município.

Colinas do Tocantins vem atraindo cada vez mais empresas do segmento logístico como grandes transportadoras por causa da localização estratégica. Instalado nas margens da Rodovia BR-153, o município está localizado próximo ao Terminal Integrador da VLI, situado em  Palmeirante, que  é responsável por viabilizar o escoamento da produção de soja e milho das principais áreas de produção agrícola do país pelo Porto de Itaqui (MA), utilizando a Ferrovia Norte Sul.

Na ocasião, o secretário reiterou que o governador Mauro Carlesse recomendou que fosse empenhado todos os esforços para se buscar a regularização fundiária do Distrito, tendo em vista a importância do local para fomentar a economia da região e do Estado.

“Também sou empresário e entendo o anseio da classe. O governador Mauro Carlesse vai buscar todas as alternativas para que tudo se resolva da melhor forma possível”, afirmou. O Secretario pontuou ainda que é muito importante o apoio e participação da Associação dos Empresários  em todo o processo.

Encaminhamentos

Durante a reunião, ficou acordado que deverá ser feito um Termo de Ajuste de Conduta (TAC), com um prazo de dois anos, e que deverá ser buscado um acordo no processo judicial para, em seguida, ser feita a Regularização Fundiária Urbana (Reurb).(Colaborou Assessoria de Comunicação da prefeitura de Colinas)