Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcio Vieira

Os novos membros do Conselho Estadual de Educação (CEE) do Tocantins tomaram posse em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira, 11, em Palmas.  O CEE é formado por 11 conselheiros, que representam instituições de ensino superior, particulares e públicas, escolas particulares, pais, estudantes, professores, Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Ordem dos Advogados do Brasil, associações comerciais e a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc).

A titular da Seduc, professora Adriana Aguiar, desejou boa sorte aos novos conselheiros e reforçou o compromisso do CEE para o desenvolvimento da Educação. “Desejo sucesso para essa equipe e reafirmo a importância do Conselho Estadual de Educação, que tem a responsabilidade de regular e acompanhar o trabalho da Educação no Tocantins”, frisou.

Para este novo biênio, dois membros da composição anterior foram reconduzidos. Robson Vila Nova Lopes, servidor de carreira da educação desde 2010, era representante de pais de alunos e, agora, compõe ocupando uma das duas cadeiras da Educação no CEE, sendo empossado como presidente. Evandro Borges Arantes, que presidiu o Colegiado até 31 de outubro, assume nesta nova composição como representante das escolas particulares.

“Já passaram diversos atores importantes na construção educacional tocantinense e que fizeram história durante esse tempo que participo do Conselho. Esse período é marcado pela aprendizagem, em todos os sentidos e setores. Com caráter normativo, consultivo e fiscalizador, bem mais do que regulamentar, este colegiado tem papel primordial nos diversos níveis de ensino e é um trabalho que deve ser desempenhado pela equipe com muito compromisso”, apontou Robson Vila Nova.

Ulissevania Sales da Silva foi empossada nessa quarta, como conselheira, representante de pais de estudantes. Ela destacou a importância de participar do Colegiado. “É uma honra poder integrar a equipe e sugerir melhorias para o desenvolvimento da Educação onde meu filho tem acesso, e ser voz dos pais dos estudantes nesse processo. O Conselho é um espaço importante de representatividade”, finalizou.

Conselho

O Conselho Estadual de Educação foi instituído pela Lei Complementar número 8, de 11 de dezembro de 1995, e publicada no Diário Oficial número 491, nos termos do artigo 133 da Constituição do Estado do Tocantins. O Conselho é um órgão normativo, consultivo e fiscalizador do Sistema Estadual de Ensino e assessor da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes.

Membros Conselho Estadual

I – Representando os diversos graus do ensino particular:

Evandro Borges Arantes;

Muniz Araújo Pereira;

lI - Representando os pais de alunos:

Raimundo Nonato Pessoa da Silva;

Ulissevânia Sales da Silva;

III - Representando a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes:

Robson Vila Nova Lopes;

Larissa Ribeiro de Santana;

IV - Representando o corpo discente, do nível superior:

Kátia Gomes da Silva;

V - Representando o Sindicato dos Trabalhadores em Educação no Estado do Tocantins (Sintet):

Rosimar Mendes da Silva;

VI - Representando a Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Seccional do Estado do Tocantins:

Thiago Franco Oliveira;

VII - Representando o Poder Legislativo:

Hélio de Almeida Barros;

José Fernando Bezerra Miranda.