Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

O Conselho Estadual de Educação (CEE) publicou, no último dia 4, seu relatório com parecer pelo recredenciamento da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) por mais cinco anos. O parecer tem efeito retroativo a 1º de janeiro de 2019. A validação autoriza a universidade a continuar a oferta de vestibular, expedição de diplomas e emissão de documentos.

O recredenciamento é um instrumento legal que atende à legislação estadual e federal e prevê que a cada cinco anos instituições de ensino superior sejam avaliadas por órgão competente.

Os campus Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis e Palmas receberam as visitas das comissões do conselho entre maio e junho de 2021. Nas visitas, os conselheiros fizeram vistorias, consultaram relatórios e analisaram documentos.

Foram avaliados cinco eixos em cada um dos campus, sendo Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Política de Gestão; e Infraestrutura.

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, explica que “o recredenciamento mostra tudo que a universidade está desenvolvendo, valida essas ações, no ensino, pesquisa, extensão e gestão, como também aponta o que ainda precisa ser melhorado. A gente vê um avanço em todas as notas de todos os campus”.

Em virtude da pandemia, a partir de 2020, as visitas às unidades da universidade ficaram suspensas e foram retomadas em 2021.