Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Jurídico

Foto: Marcelo de Deus

Em sessão solene realizada na manhã desta quinta-feira, 19, o Colégio de Procuradores de Justiça deu posse a Maria Cotinha Bezerra como procuradora-geral de Justiça do Tocantins. Maria Cotinha fica à frente da instituição até dezembro de 2020, sucedendo José Omar de Almeida Júnior, que se aposentou nesta quarta-feira, 18.

No discurso de posse, a nova Procuradora-Geral de Justiça falou sobre o desafio que será ocupar o posto, mas afirmou estar preparada e empenhada em fazer cumprir as metas previstas no Planejamento Estratégico da instituição construído para os próximos 10 anos. “Nos próximos 10 anos, o MPTO contará com um projeto desenvolvido e discutido conjuntamente, com a participação da sociedade”.

A PGJ pediu a união de esforços dos integrantes do Ministério Público, que, segundo ela, serão motivados e reconhecidos no desempenho das suas atividades, buscando o ideal de prestação de serviços de excelência ao cidadão tocantinense. “Quero sedimentar a ideia de que somos investimento para o contribuinte e não gasto”, declarou.

Falou em nome do Colégio de Procuradores o corregedor-geral do Ministério Público, Marco Antônio Alves Bezerra, um dos colegas de concurso de Maria Cotinha Bezerra há 30 anos, por ocasião da realização do 1º concurso de membros do MPTO. Mencionou a garra, a determinação e os méritos da Procuradora-Geral de Justiça e destacou a paridade de gênero na instituição, que ao logo dos 30 anos contou com seis procuradores-gerais homens e seis procuradoras-gerais mulheres “Temos a graça e honra de ter, no Ministério Público do Tocantins, a paridade entre homens e mulheres na Procuradoria-Geral de Justiça.

Na oportunidade a secretária do Colégio, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, desejou atuação de sucesso. “Que seu caminho seja iluminado e que se realize ainda mais na carreira, pois seus colegas já reconhecem a importância do trabalho que você vai prestar”, disse.

O presidente da Associação Tocantinense do Ministério Público (ATMP), promotor de Justiça Luciano Casaroti, cumprimentou a nova chefe da instituição, falou dos avanços institucionais e da contribuição de todos que ocuparam a cadeira e conclamou a PGJ à continuidade dos esforços na busca do princípio da simetria com o Poder Judiciário.

A solenidade foi prestigiada por membros, servidores, amigos e familiares da procuradora-geral de Justiça.

Perfil

Maria Cotinha Bezerra Pereira é natural de Paranã, município do sudeste do Tocantins. Graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás em 1988 e especializou-se em Direito Penal e Processual Penal em 1997 e em Estado de Direito e Combate à Corrupção em 2017. Atualmente, é mestranda em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos.

Ingressou no Ministério Público do Tocantins em 1990, por meio do primeiro concurso para membros da instituição. Como promotora de Justiça, atuou nas comarcas de Alvorada, Miranorte, Araguaína, Miracema e Paraíso. No ano de 2017, tornou-se titular da 10ª Promotoria de Justiça da Capital.

Na cidade de Palmas, exerceu as funções de assessora especial, assessora jurídica da Procuradoria-Geral de Justiça e chefe de gabinete do procurador-geral de Justiça. Em março de 2019 passou a responder pela Subprocuradoria-Geral de Justiça e, em agosto do mesmo ano, foi promovida na carreira ao cargo de procuradora de Justiça.