Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

O período de matrículas para alunos novatos na Rede Municipal de Ensino começa nessa segunda-feira, dia 6, e vai até o dia 17 de janeiro. Para realizar a matrícula, os pais devem ir até a secretaria da unidade de ensino no horário das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas, levando a documentação necessária.

O objetivo da Secretaria da Educação do Município é atender toda criança em idade escolar desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental 1, do 1º ao 5º ano. A Rede Municipal possui 33 creches e 33 escolas na zona urbana e outras 13 escolas na zona rural, todas com ar-condicionado.

"Estamos prontos para atender com qualidade os novos alunos. Com o investimento feito pela gestão, estamos ampliamos a oferta no número de vagas, em nossa cidade nenhuma criança ficará fora da escola", destacou o secretário da Educação, José da Guia

Na Rede

A Prefeitura de Araguaína disponibiliza em 2020, na zona urbana, mais de 3.500 novas vagas para alunos novatos.  Na zona rural, serão mais 800 novas vagas distribuídas nos níveis da Educação Infantil e Fundamental 1 e 2. Em toda a rede, a Prefeitura também ofertará 1.000 vagas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Organização

Os alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação puderam fazer a matrícula com exclusividade do dia 2 a 6 de dezembro. Mesmo com a antecipação, a matrícula dos alunos com deficiência continua sendo realizada. Atualmente, a Secretaria da Educação tem mais de 600 crianças atendidas com esses critérios. São mais de 230 auxiliares que atendem esses estudantes em sala de aula comum.

Os alunos veteranos também tiveram uma data específica para realizarem suas rematrículas, de 9 a 20 de dezembro. Para os pais que não conseguiram realizar a renovação da matrícula, ainda podem procurar a unidade de ensino para regularizar a situação do aluno.

Qualidade no ensino

Em 2018, a Educação de Araguaína alcançou metas importantes e de grande relevância dentro do processo de ensino-aprendizagem. Uma delas foi a superação da meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017.

Araguaína teve média de 5,9 pontos na formação das séries iniciais (4º e 5º ano), ultrapassando os 5,8 pontos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Documentação

Confira a lista de documentos exigida para matrículas no Ensino Especial e regular em cada modalidade:

Educação Infantil

Cópia da Certidão de Nascimento, RG e CPF;

Atestado ou Carteira de Saúde em que conste que a criança está em dia com a vacinação;

Comprovante de residência;

Declaração de trabalho dos pais ou responsável;

Cópia do Cartão Benefício (Bolsa Família);

1 Foto 3x4.

Ensino Fundamental

Cópia da Certidão de Nascimento, RG e CPF;

Comprovante de residência;

Cópia do Cartão Benefício (Bolsa Família);

Declaração e/ou Histórico Escolar;

1 (uma) foto 3x4;

Cópia dos documentos dos pais ou Responsáveis;

Cópia do NIS do aluno;

Cópia do cartão SUS.

EJA - Educação de Jovens e Adultos

Cópia da Certidão de Nascimento, RG e CPF;

Declaração e/ou Histórico Escolar;

Comprovante de residência;

Comprovante do Alistamento militar (maior de 18 anos sexo masculino);

1 (uma) foto 3x4;

Declaração de Trabalho se for menor de 18 anos;

Cópia do cartão SUS.