O prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, empossou 29 gestores educacionais da rede municipal de ensino, para o biênio 2020/2021. O vice-prefeito Ronivon Maciel e a secretária municipal da Educação, Shyrleide Maia prestigiaram o momento e desejaram boas-vindas e sucesso aos profissionais. A solenidade aconteceu na manhã desta terça-feira, 14, na sala de reuniões do gabinete do prefeito. Os novos gestores estão nas escolas desde o dia 2 de janeiro, preparando o ano letivo.
Na posse, os gestores eleitos assinaram um Termo de Compromisso e Responsabilidade de Gestão. Eles passarão por avaliação anual feita pela Secretaria Municipal da Educação e a comunidade escolar.
“No próximo dia 27 já inicia o ano letivo em nossas escolas. Começamos muito bem, empossando grandes profissionais da educação. Eles foram eleitos através de processo seletivo e com grande participação da comunidade, dentro do que prescreve o Plano de Educação do Município. Estamos satisfeitos em empossar esses educadores, e a eles todo o nosso entendimento e compreensão do desafio que os espera. Temos realizado um trabalho de educação diferente, com fortalecimento e crescimento, para que tenhamos crianças mais bem preparadas para serem bons cidadãos”, destacou o prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia.
O vice-prefeito Ronivon Maciel parabenizou os gestores empossados pelas conquistas e disse que uma verdadeira educação só se constrói com o diálogo, o que oportuniza caminhos mais acertados.
A primeira-dama, Aline Maia; a superintendente Educacional da Secretaria Municipal da Educação, Deusina Ribeiro; a diretora Pedagógica, Gisele Cristine; e os vereadores Jefferson Lopes e Argemiro Filho prestigiaram as posses.
Legislação
Instituída pela Lei Municipal 1.928, de 28 de março de 2008, a eleição para a escolha de Gestores e Supervisores das escolas municipais de Porto Nacional aconteceu no dia 16 de dezembro. O processo foi democrático, cumprindo a Lei do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica do Município (PCCR).
Seleção e eleição
A escolha do profissional para exercer a função de Gestor de Unidade Escolar aconteceu de forma mista – seleção e eleição. Primeiro foi composta uma Comissão Municipal, conforme Portaria da Secretaria Municipal da Educação (Semed) nº 173, 04/10/2019, que organizou, acompanhou e avaliou a execução dos processos que subsidiaram as escolhas.
A comissão era composta por dez pessoas, sendo cinco, representantes da Secretaria Municipal da Educação e cinco, representantes do PCCR. A referida comissão acompanhou o passo-a-passo de todo o processo, começando pelas inscrições.
Os locais de provas (escolas, blocos e salas) e a homologação das inscrições, também foram avaliados e checados pela comissão.
Seminário
No dia 20 de janeiro, na realização do Seminário Municipal da Educação (SME), a Secretaria Municipal da Educação promoverá formação em gestão escolar continuada, obrigatória aos gestores eleitos, com o propósito de fortalecer a Rede Pública Municipal de Ensino.