Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Com a ampliação da área de atuação de combate e capacitação de profissionais, Município registra aumento no número de casos de hanseníase identificados

Com a ampliação da área de atuação de combate e capacitação de profissionais, Município registra aumento no número de casos de hanseníase identificados Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes Com a ampliação da área de atuação de combate e capacitação de profissionais, Município registra aumento no número de casos de hanseníase identificados Com a ampliação da área de atuação de combate e capacitação de profissionais, Município registra aumento no número de casos de hanseníase identificados

A Prefeitura de Araguaína informa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde que desenvolve ações de combate a Hanseníase durante todo o ano e, neste mês de janeiro, mês de conscientização nacional contra a doença, o trabalho preventivo é reforçado nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Nesta quinta-feira, 16, na Unidade Básica do Nova Araguaína acontece avaliação clínica para pessoas com suspeita da doença. A unidade fica localizada na Rua 19 A, Setor Nova Araguaína.

Combate à hanseníase

O Programa Municipal da Hanseníase desenvolve ações o ano todo com o objetivo de detectar e tratar, precocemente, os novos casos da doença no município, afim de interromper a cadeia de transmissão.

São realizadas duas campanhas anuais, em novembro e janeiro, além de outras ações como capacitações dos profissionais para as avaliações de contato durante a busca ativa nas unidades de saúde, palestras e rodas de conversa.

Casos da doença

Em Araguaína, com a ampliação da área de atuação de combate e com a contínua capacitação dos profissionais que contribuem com o programa, o Município registra aumento no número de casos de hanseníase identificados. De 143 em 2018 para 146 casos em 2019.

“A descoberta de novos registros da doença se deve ao trabalho continuo do município e a dedicação dos profissionais, hoje temos uma população melhor esclarecida sobre a hanseníase e que busca tratamento”, destacou a Coordenadora Municipal do Programa da Hanseníase, Thaise Rodrigues.

Programação UBS

Dia 16/01 (quinta-feira)

8h – Palestra - UBS Novo Horizonte - Rua 19 A, Setor Nova Araguaína.

Dia 17/01 (sexta-feira)

8h – Palestra e coffee break - UBS Albeny Soares - Av. C, 1035. Setor Couto Magalhães

Dia 21/01 (terça-feira)

8h – Palestra e outras ações – UBS Avany Galdino da Silva – Av São Francisco, esq. com a Guaíba Araguaína Sul;

Dia 22/01 (quarta-feira)

8h – Palestra e roda de conversa – UBS Manoel dos Reis - Rua das Hortências, nº 46, Jardim das Flores.

Dia 23/01 (quinta-feira)

8h – Palestra – UBS Manoel Maria Dias de Brito – Rua dos Ingaxixes, Setor Cimba;

Dia 24/01 (sexta-feira)

8h – Palestra – UBS José de Sousa Rezende – Rua São João Batista, Setor Alto Bonito;